Em defesa dos empregos

Envie sua moção em solidariedade à greve das montadoras da LG em São José dos Campos e Caçapava

Serão mais de mil trabalhadoras afetadas pelo fechamento da fabricante na região

Trabalhadoras aprovam greve em defesa dos empregos
Trabalhadoras aprovam greve em defesa dos empregos - Foto: Lucas Lacaz Ruiz

Com o anúncio do fechamento global da divisão de produção de telefones celulares da LG, realizado no início desta semana, o Brasil será duramente afetado, em um momento em que a pandemia do coronavírus e a conduta genocida do governo Jair Bolsonaro fazem do país um cenário de caos e desolação.

Após anos de exploração da mão de obra no país, principalmente de mulheres (maioria no setor), a LG tomou essa decisão, que vai impactar milhares de empregos, entre diretos e indiretos.

Na LG, em Taubaté, serão 700 postos de trabalho eliminados.

Já as montadoras Sun Tech, em São José dos Campos, Blue Tech e 3C, em Caçapava, que produzem os mesmos aparelhos para LG, contabilizarão mais 430 cortes. Trabalhadoras destas empresas, pertencentes à base do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região (filiado à CSP-Conlutas), estão em greve desde o dia 6 de abril.

Pedimos a todos os sindicatos, centrais sindicais, movimentos, personalidades, partidos e entidades da sociedade civil, no Brasil ou exterior, que mandem moções para apoiar as paralisações em curso e repudiar a iniciativa da LG e suas montadoras (Sun Tech, Blue Tech e 3C).

Estamos em luta para defender a manutenção dos postos de trabalho e direitos das trabalhadoras e combater o descaso do governo Bolsonaro com a vida e os empregos dos brasileiros.

Consideramos que nestes casos de fechamento de unidades ou demissões em massa o governo federal tenha de intervir e estatizar as empresas, sob o controle dos trabalhadores.

Precisamos do apoio e solidariedade de todos!

Modelo de moção

(Entidade, quem representa etc)

Declaramos o nosso apoio à greve das trabalhadoras da Sun Tech, Blue Tech e 3C, situadas na base do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região, em defesa dos empregos e contra a decisão que acaba com o sustento de centenas de mães e pais de família.

Com a mesma força e intensidade, queremos repudiar a postura desumana da LG, que, na situação dramática que o país enfrenta por conta da violenta escalada da pandemia do coronavírus, ignora completamente a situação dessas metalúrgicas.

Somando ao Sindicato, queremos cobrar dos governos municipais, estadual e federal medidas concretas no sentido de garantir empregos e direitos, e amparar o conjunto das trabalhadoras afetadas por essa terrível situação.

Local, data

(Assinatura)

Enviar para

LG:
pedro.martins@idealhks.com, angela.sakuma@lge.com

Sun Tech:
geneci@stbrasil.com, raquel@ctbcontabil.com.br

Blue Tech:
rhbt_sup@btelec.com.br, crinteligenciacontabildp@gmail.com

3C Celulares:
sueli.moralsacnt@yahoo.com.br, supervisao@3c.ind.br

Ministério Público do Trabalho: