Medidas urgentes

Sindicato exige lockdown e auxílio emergencial de prefeituras para enfrentar pandemia

Ao longo da semana, a entidade também irá entregar as reivindicações às prefeituras de Jacareí, Caçapava, Santa Branca e Igaratá.

Weller Gonçalves na prefeitura de São José
Weller Gonçalves na prefeitura de São José - Foto: Roosevelt Cássio

O Sindicato protocolou uma carta na Prefeitura de São José dos Campos, nesta segunda-feira (22), cobrando do prefeito, Felicio Ramuth (PSDB), a adoção de medidas urgentes para frear o contágio da covid-19.

O documento cita o grave momento da pandemia em todo o Brasil e, em especial, no estado de São Paulo. Em tom de alerta, a carta afirma que ainda é possível agir para evitar a morte de milhares de pessoas pela doença. Para isso, é necessária a adoção de duas medidas emergenciais:

- A imediata decretação de lockdown, com paralisação de todas as atividades não-essenciais, incluindo o setor produtivo fabril, transportes e outros serviços. É o momento de garantir que a população fique em casa.

- A implementação imediata de um auxílio emergencial municipal para desempregados e proprietários de  pequenos estabelecimentos comerciais, pois as medidas de contenção do vírus e de garantia de saúde não estão em contradição com a manutenção da renda da população. Não se pode obrigar ninguém a arriscar sua vida em exposição à doença por insegurança alimentar ou mesmo econômica.

“O Sindicato continua a sua luta pela vida dos trabalhadores e em favor de um verdadeiro lockdown com garantia de renda para todos. É hora de agir para evitarmos ainda mais mortes”, afirma o vice-presidente do Sindicato, Renato Almeida.

Cenário crítico
Assim como em todo o país, o Vale do Paraíba vive um aumento no número de casos e mortes em decorrência da covid-19. Segundo o Departamento Regional de Saúde, a região tem 493 leitos de UTI ocupados, dos 592 disponíveis para o tratamento da doença. Uma taxa de 83% de ocupação.

Cidades como São Sebastião, Bragança Paulista, Cruzeiro e Aparecida não tem mais vagas para os pacientes. Em Taubaté e Jacareí, as enfermarias bateram 100% da capacidade. No sábado (20), São José ultrapassou a marca de 900 mortes. Já a taxa de ocupação de leitos para tratamento da covid-19 está em 80%.