Crise do coronavírus

Sindicato faz ato por vacinação no dia da primeira aplicação em São José

Uma nova manifestação acontecerá no sábado, com carreata saindo do Jardim Paulista

Protesto silencioso em frente ao Hospital Regional
Protesto silencioso em frente ao Hospital Regional - Foto: Roosevelt Cássio

O Sindicato dos Metalúrgicos e militantes da CSP-Conlutas fizeram um ato silencioso, na manhã desta quarta-feira (20), em frente ao Hospital Regional de São José dos Campos, onde foi feita a primeira aplicação da vacina contra o coronavírus no Vale do Paraíba.

Com camisetas, máscaras personalizadas e uma faixa que reivindica a imunização para toda a população imediatamente, cerca de 50 pessoas participaram do protesto. O ato também foi uma crítica à postura genocida do presidente Jair Bolsonaro na condução da pandemia e ao oportunismo do governador João Doria (PSDB), que tem usado a aquisição de doses da vacina produzida pelo laboratório chinês Sinovac para angariar dividendos políticos.

Com a estratégia de tentar se promover, Doria participou de uma solenidade no interior do hospital, onde a técnica de enfermagem Juliana Santos, de 33 anos, foi a primeira da região a ser vacinada. Além dela, outros profissionais de saúde foram imunizados.

São José recebeu apenas 11 mil doses da vacina, a serem utilizadas em profissionais de saúde que atuam na linha de frente contra o coronavírus e idosos em asilos.

Campanha tem várias iniciativas
O ato desta quarta, que contou até com uma pequena caminhada dos manifestantes em frente ao hospital, é mais uma das iniciativas do Sindicato para exigir a vacinação para todos os brasileiros e de forma urgente. A entidade já produziu outdoors, jornais, cartazes, adesivos, máscaras e camisetas da campanha.

No próximo sábado (23), haverá uma carreata pela vacinação e por 'Fora Bolsonaro' nas ruas centrais de São José dos Campos. Também será uma exigência pela volta do auxílio emergencial e por estabilidade no emprego para todos os trabalhadores.

A concentração será às 10 horas, nos arredores do estádio Martins Pereira, no Jardim Paulista.

O Brasil, infelizmente, segue a passos de tartaruga na tarefa de imunizar a população, única medida disponível para frear o número de infecções e mortes provocadas pela covid-19. O principal responsável por isso é o presidente Bolsonaro, com seu negacionismo patológico e sua completa incompetência (e de seu ministro da Saúde, Eduardo Pazuello) para adquirir vacinas, os insumos para a sua produção e até agulhas e seringas.

Atualmente, as seis milhões de doses disponíveis no país são insuficientes para proteger os profissionais de saúde. Idosos, mais propensos a adquirirem a forma grave da doença e morrerem, também permanecem descobertos.

Doria, por sua vez, abusa da campanha de marketing em torno da aquisição da Coronavac, tentando usurpar o trabalho competente de cientistas do centenário Instituto Butantan, responsável pela produção da vacina.

"Queremos vacina para todos os brasileiros e vamos seguir nesta luta, denunciando Bolsonaro, Doria e outros que estão brincando com a vida dos brasileiros. A vida tem pressa, queremos vacina para todos, já", afirmou o presidente do Sindicato, Weller Gonçalves.