Vitória

Ocupação Coração Valente agora é área de interesse social

Área só poderá ser utilizada para construção de moradias populares

| Atualizado em

Assembleia na ocupação no dia 7
Assembleia na ocupação no dia 7 - Foto: Roosevelt Cássio

O movimento por moradia de nossa região obteve uma importante vitória na sexta-feira (8). A ocupação Quilombo Coração Valente foi reconhecida como Área Especial de Interesse Social (AEIS) pelo prefeito de Jacareí, Izaías Santana (PSDB). A decisão já consta no Boletim Oficial do Município. 

Com isso, fica estabelecido que a área ocupada só poderá ser utilizada para projetos de construção de moradia popular. Na prática, o decreto impossibilita que o terreno seja alvo do mercado e da especulação imobiliária e dá mais um passo na regularização do acampamento. 

No entanto, a vitória ainda é parcial. As cerca de 200 famílias que habitam o local lutam pela suspensão da ordem de desocupação. A Justiça afirma que os moradores têm até o dia 14 para deixarem o terreno de forma voluntária. Após esta data, poderá ocorrer o despejo forçado.

As famílias defendem o direito de permanecerem no local, principalmente neste momento de pandemia. Desde o início da ocupação, o Sindicato deu apoio à luta dos moradores. 

“Tivemos uma vitória importantíssima, mas ainda é preciso seguir mobilizados. É fundamental que a Justiça suspenda a desocupação. Mandar essas famílias para a rua é desumano. Por isso, o Sindicato segue firme na luta ao lado dos moradores”, afirma o diretor do Sindicato Célio Dias.


Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, Jacareí, Caçapava, Santa Branca e Igaratá
Sede: Rua Coronel Moraes, 143, Jardim Matarazzo, São José dos Campos - SP
Telefone: (12) 3946-5333