TRT determina reintegração de trabalhadores da Latecoere até sexta-feira

O Sindicato irá realizar uma assembleia na portaria da fábrica, nesta quinta-feira (17), às 16h, com os trabalhadores que deverão ser reintegrados

Fachada da Latecoere
Fachada da Latecoere - Foto: Roosevelt Cássio

A Latecoere tem até sexta-feira (18) para reintegrar os 104 trabalhadores demitidos em abril. A determinação é do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 15ª Região, que rejeitou o pedido da empresa para cassar o veredito anterior de reintegração.

A Latecoere havia tentado barrar as reintegrações determinadas pela Justiça do Trabalho de Jacareí, em ação movida pelo Sindicato. O TRT tomou decisão favorável aos trabalhadores, nesta terça-feira (15), considerando que a empresa não recorreu à negociação coletiva antes de realizar a demissão em massa.

A Latecoere foi condenada a pagar salários, férias proporcionais e décimo terceiro salário desde o período da demissão até a efetiva reintegração. Caso não cumpra a sentença, a fábrica sofrerá multa diária de R$ 1 mil por trabalhador.

Entenda o caso
Uma das principais fornecedoras da Embraer, a Latecoere demitiu os trabalhadores no início da pandemia. Em nenhum momento a fábrica avisou o Sindicato de que realizaria demissão em massa.

Além disso, as dispensas ocorreram enquanto estavam em andamento as negociações para suspensão dos contratos de trabalho ou redução de jornada, inclusive com intermediação do Tribunal Regional do Trabalho.

Assembleia nesta quinta-feira
O Sindicato irá realizar uma assembleia na portaria da fábrica, nesta quinta-feira (17), às 16h,  com os trabalhadores que deverão ser reintegrados. Serão esclarecidos todos os os trâmites do processo e sanadas as dúvidas dos metalúrgicos.

“A Latecoere se prestou ao papel de tentar reverter a decisão da justiça, que garantirá o sustento dos trabalhadores. Mas o TRT reafirmou a ilegalidade das dispensas. O Sindicato e os trabalhadores se mantiveram juntos nesta luta em defesa do emprego”, afirma o diretor do Sindicato Célio Dias.

Família de trabalhador falecido denuncia descaso da Sonaca e do plano de saúde
VEJA O VÍDEO

Família de trabalhador falecido denuncia descaso da Sonaca e do plano de saúde

Sobrinha de Adilson Alves de Carvalho falou aos metalúrgicos em greve nesta quarta (17) e quinta-feira (18)