Vitória

Após quatro dias de greve, metalúrgicos conquistam reajuste salarial e cancelamento de demissões

Motivada pela proposta rebaixada apresentada pela empresa, a paralisação teve início na segunda-feira

| Atualizado em

Trabalhadores da Cambará em assembleia
Trabalhadores da Cambará em assembleia - Foto: Roosevelt Cassio/Sindmetalsjc

Trabalhadores da Cambará, em Caçapava, retornaram ao trabalho nesta sexta-feira (27) depois de quatro dias de paralisação. Eles encerraram a greve na quinta-feira (26), após conquistarem o reajuste salarial de 2,94%, com o recebimento dos retroativos a partir de setembro, e a reversão da demissão de três trabalhadores.

Motivada pela proposta rebaixada de Campanha Salarial apresentada pela empresa, a greve teve início na segunda-feira (23).  A oferta da Cambará era reajustar os salários em 2,94%, sem o pagamento da diferença dos meses retroativos (setembro, outubro e novembro). Os metalúrgicos exigiam o pagamento dessa diferença. 

Os trabalhadores também reivindicavam o cancelamento das demissões de três companheiros ocorridas em retaliação a uma paralisação na produção. 

Em resposta à atitude da empresa, os metalúrgicos decidiram que só retornariam ao trabalho depois que as demissões fossem canceladas.
 
Outras reivindicações
Além do reajuste salarial e o cancelamento das demissões, os trabalhadores apresentaram algumas reivindicações específicas, como melhorias na refeição, retirada das câmeras instaladas na área da produção e a implementação de Cipa. 

O Sindicato segue em negociação com a Cambará a respeito dessas pautas. Reuniões quinzenais irão acontecer para debaterem o assunto. A primeira está agendada para o dia 10 de dezembro.

“A unidade dos trabalhadores e a confiança deles no Sindicato foram fundamentais para pressionar a empresa a atender as reivindicações e conseguirmos o resultado vitorioso que tivemos”, afirma o diretor do Sindicato José Dantas Sobrinho.


Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, Jacareí, Caçapava, Santa Branca e Igaratá
Sede: Rua Maurício Diamante, 65, Jardim Matarazzo, São José dos Campos - SP
Telefone: (12) 3946-5333