Campanha Salarial

Participaram trabalhadores de 21 fábricas da região

Metalúrgicos votam propostas
Metalúrgicos votam propostas - Foto: Roosevelt Cássio

Os metalúrgicos aprovaram mais uma Convenção Coletiva e 45 novos acordos nesta Campanha Salarial 2020.  A votação ocorreu na Assembleia Geral da categoria, neste sábado (10), e garantiu a reposição da inflação e renovação de direitos para mais 2.700 trabalhadores.

Com a aprovação, a categoria já soma 11 mil metalúrgicos com 63 acordos e sete Convenções Coletivas assinados. As convenções representam 110 empresas.

A Assembleia Geral ocorreu na subsede da zona sul e contou com a participação de trabalhadores de 21 fábricas, respeitando todas as recomendações de segurança para evitar o contágio pelo novo coronavírus.

Propostas aprovadas
Foram aprovadas as propostas que garantem reposição da inflação (2,94%) e renovação de direitos por um ano para os trabalhadores de fábricas do setor de estamparia (Siniem) e 45 empresas representadas pela Assecre (Associação dos Empresários do Chácaras Reunidas). Todos os direitos foram assegurados.

O Siniem representa seis fábricas da região, sendo que as principais são Ball, Ardagh e M.S.A. As três já aplicaram a inflação aos salários retroativos a setembro. Pelo acordo, aquelas que não conseguirem aplicar o índice retroativo devem procurar o Sindicato para negociar a aplicação a partir de janeiro.

Pressão
Nos últimos dias, o Sindicato realizou assembleias e protocolou avisos de greve nas fábricas que não tinham assinado acordo. O alerta fez com que a Assecre melhorasse a proposta vergonhosa de 0% de reajuste e chegasse aos 2,94%.

Mas ainda tem grupos patronais que continuam inflexíveis, principalmente em relação à renovação de direitos. Setores aeronáutico e de autopeças, por exemplo, querem mexer em importantes cláusulas sociais da categoria, como a estabilidade no emprego para trabalhadores acidentados. Esse tipo de acordo o Sindicato não assina!

“A pressão feita pelos metalúrgicos levou a categoria a preservar cada um de nossos direitos, o que foi prioridade este ano. Onde os acordos ainda não foram fechados, a luta vai continuar”, afirma o presidente do Sindicato, Weller Gonçalves.

A Assembleia Geral também autorizou o Sindicato a assinar outros acordos e convenções coletivas que garantam a reposição da inflação e manutenção de todos os direitos.

As fábricas representadas pela Assecre são:

CRG

Delta