Seleção em supermercado

Desempregados formam fila gigantesca por vagas no Distrito Federal

Até agora, novo governo não apresentou propostas de combate ao desemprego

Milhares de desempregados formaram uma fila quilométrica para concorrer a vagas de emprego abertas por um supermercado localizado em Itapoã, região administrativa do Distrito Federal, nesta quarta-feira (9).

A cena é um retrato da situação do país e mostra o tamanho do desafio do recém-empossado presidente Jair Bolsonaro (PSL). No discurso de posse e nos demais pronunciamentos feitos até agora, ele ignorou o problema do emprego, que afeta ao menos 12 milhões de brasileiros.

O supermercado, que só deve abrir as portas em 45 dias, está oferecendo 300 vagas. Até a tarde de quarta, 15 mil pessoas haviam deixado o currículo, segundo os responsáveis pelo empreendimento. São cargos de assistente administrativo, caixa, açougueiro, padeiro, segurança, auxiliar de serviços gerais e atendente de laticínio.

Para buscar um vaga, candidatos dormiram na fila, enfrentaram o sol escaldante e o cansaço, o que mostra o desespero por uma colocação no mercado de trabalho.

Governo Bolsonaro
Infelizmente, o governo Bolsonaro não apresentou até o momento qualquer proposta efetiva para o combater o desemprego - esse que é um dos maiores dramas enfrentados pela nossa população.

Ao contrário: a plataforma apresentada durante a campanha eleitoral bolsonarista deve agravar o problema. O candidato do PSL propôs, por exemplo, a adoção da carteira de trabalho verde-amarela, com ainda menos garantias aos trabalhadores. Na lógica dele, os direitos trabalhistas são um entrave para a geração de empregos, argumento que já caiu por terra com a implementação da reforma trabalhista de Temer (MDB), em novembro de 2017: retiram inúmeros direitos e as taxas de desemprego não caíram efetivamente.

O fim do Ministério do Trabalho, consolidado na posse do novo governo, além de enfraquecer o acompanhamento e a fiscalização das irregularidades cometidas por patrões em todo o país, demonstra que o emprego não é prioridade para o novo chefe do Poder Executivo.

Se isso não bastasse, os jornais têm revelado diariamente que Bolsonaro e a sua equipe de ministros não param de bater cabeça nos mais diversos temas, como aumento do IOF, alíquota do Imposto de Renda, reforma agrária e até um decreto do Ministério da Educação, que deverá ser revogado, que permitiu a utilização de livros com erros de redação e sem referência bibliográfica na rede pública. É muito despreparo e amadorismo!

"O governo Bolsonaro assumiu fazendo muita espuma, muitas vezes levantando assuntos que não são prioritários para o povo brasileiro. A população quer emprego, salário decente e mais investimentos em saúde, educação e em tantas áreas vitais. Há ainda muita expectativa entre os brasileiros sobre o novo governo, mas, aos poucos, a ficha vai caindo", disse o presidente do Sindicato, Weller Gonçalves.