Ataque aos petroleiros

Sindicato envia moção de repúdio à direção da Petrobras

Confira a moção de repúdio enviada pelo Sindicato à direção da Petrobras por conta da série de ataques cometidos pela direção da empresa contra os trabalhadores:

O Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região, entidade que representa cerca de 40 mil operários e que tem 59 anos de história, vem, por meio desta moção, manifestar o seu mais profundo repúdio à direção da Petrobras por conta de uma série de ataques promovidos contra os trabalhadores da Refinaria Henrique Lage, que estão em luta, entre outras reivindicações, pela assinatura do ACT (Acordo Coletivo de Trabalho) e contra a privatização da empresa.

Na última semana, a direção da Petrobras intensificou ações contra os trabalhadores, com forte assédio moral perpetuado pela chefia, ameaças de demissões e até uma tentativa de se proibir a realização de assembleias. Sobre este último ponto especificamente, cabe registrar que a empresa alardeou que, em caso de assembleias que venham a durar mais de uma hora e meia, os trabalhadores nem precisariam mais entrar para trabalhar, pois teriam o dia descontado do pagamento.

Recentemente, outro episódio, que culminou com a prisão arbitrária de dois dirigentes sindicais do Sindipetro-LP, serviu para comprovar a truculência da direção da Petrobras também em outras unidades.

A arbitrariedade da direção da Petrobras é inaceitável e merece ser repudiada de todas as formas possíveis pelas organizações da classe trabalhadora.

Por fim, o Sindicato vem manifestar o seu sólido apoio à luta dos trabalhadores petroleiros.

Só a luta muda a vida!

Antônio Ferreira de Barros, o Macapá