Trabalhadores repudiam reajuste vergonhoso de 80% para vereadores

Moção de repúdio foi votada em reunião do Conselho de Representantes no último sábado

Os vereadores de São José dos Campos, mais uma vez, debocham do povo. Já está em pauta o projeto de lei que concede 80% de aumento de salário para os parlamentares, chegando ao valor de R$ 15 mil a partir da próxima legislatura (2013).

O projeto foi discutido a portas fechadas na quinta-feira, dia 4, e prevê o reajuste máximo permitido por lei. A votação deve acontecer no dia 18 de agosto, em cumprimento ao prazo regimental.

Na maior cara de pau, o presidente da Câmara, Juvenil Silvério (PSDB), argumenta que o reajuste está amparado na Constituição Federal, esquecendo-se que a maioria dos trabalhadores brasileiros tem de se contentar com míseros R$ 545 pelo salário mínimo, que não garante o que manda a Constituição. Ou então, fazer muita mobilização para arrancar aumento real nas Campanhas Salariais.

Juvenil refere-se ao artigo da Constituição que permite que, nas cidades com mais de 500 mil habitantes, os vereadores recebam até 75% dos valores pagos para os deputados estaduais. Atualmente, os vereadores de São José dos Campos recebem R$ 8.300.

Com o reajuste, os gastos da Câmara com os salários vão saltar de R$ 2 milhões para R$ 4,8 milhões. Aqui também está sendo considerado que na próxima legislatura, São José dos Campos poderá ter 27 vereadores, e não 21 como atualmente. A criação das novas vagas não é obrigatória, mas também está sendo discutida pela Câmara Municipal. Esse projeto, que tem caráter de urgência, foi adiado e deve entrar em votação dentro de duas sessões.

Mobilizar para barrar aumentos

Esta é a segunda vez, em menos de dois meses, que os vereadores tentam aprovar o projeto. Em junho, já houve uma tentativa de realizar uma votação relâmpago, que acabou sendo adiada diante da repercussão negativa e pressão popular.

Na época, a CSP-Conlutas, o Sindicato, PSTU e outras entidades sindicais lotaram a galeria da Câmara Municipal, de São José e Jacareí, para protestar contra o reajuste dos salários de vereadores nas duas cidades.

Em Jacareí, os vereadores aprovaram, em junho, o reajuste de 81,6% para os salários, passando de R$ 13 mil para R$ 17 mil. Uma ação do Ministério Público pede a anulação do projeto.

As entidades defendem que os vereadores cumpram o papel de representar a população, ganhando um salário semelhante ao de um operário especializado, de aproximadamente R$ 4.500.

“Este reajuste de 80% é uma afronta a toda a classe trabalhadora. Não aceitaremos isso de forma alguma. Vamos nos mobilizar a chamar a atenção da população para essa farra que os vereadores querem fazer com o dinheiro público”, afirma o diretor do Sindicato Renato Bento Luiz.

Veja vídeo das manifestações contra os reajustes dos vereadores de Jacareí e São José, realizados no mês de junho.

Golpe militar completa 60 anos; ditadura nunca mais!
Anos de chumbo

Golpe militar completa 60 anos; ditadura nunca mais!

É crucial denunciar os crimes cometidos e exigir a reparação

Metalúrgicos da Armco fazem greve contra corte do convênio médico
POR TEMPO INDETERMINADO

Metalúrgicos da Armco fazem greve contra corte do convênio médico

Paralisação segue até que o problema seja solucionado

Mulheres ganham quase 20% menos que homens no Brasil
Desigualdade salarial

Mulheres ganham quase 20% menos que homens no Brasil

Negras têm salários ainda menores que os das brancas

Após prisão de mandantes, cresce pressão pela completa resolução do caso Marielle
Rio de Janeiro

Processos precisam avançar até que todos os envolvidos sejam julgados e condenados

Fim de semana tem eventos de samba e rock promovidos pelo Sindicato
MÚSICA

Fim de semana tem eventos de samba e rock promovidos pelo Sindicato

Samba Democrático e Sindmetal Rock Fest são abertos ao público, em São José dos Campos

As prisões de Daniel Alves e Robinho: basta de cultura do estupro!
Violência sexual

As prisões de Daniel Alves e Robinho: basta de cultura do estupro!

Após STJ decidir por cumprimento de pena no Brasil, Robinho é preso. Já Alves tenta comprar liberdade após condenação

Metalúrgicos da Ericsson conquistam R$ 15 mil de PLR e abono
Vitória

Metalúrgicos da Ericsson conquistam R$ 15 mil de PLR e abono