Brasília

Também houve agenda no Ministério da Defesa e encontro com deputado Zaratinni

O ministro Alckmin recebe o presidente Weller
O ministro Alckmin recebe o presidente Weller - Foto: Rodrigo Correia

A crise na Avibras Indústria Aeroespacial foi pauta de reunião entre o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Geraldo Alckmin, e dirigentes do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região, nesta terça-feira (9), em Brasília. No encontro, foi discutida a possibilidade de assinatura de um contrato emergencial entre o governo federal e a Avibras.

O presidente do Sindicato, Weller Gonçalves, cobrou medidas efetivas do governo para solucionar a crise da Avibras e, principalmente, de seus 1.400 trabalhadores, que desde outubro não recebem salários. Uma assembleia dos funcionários está marcada para esta quarta-feira (10), às 10h, na sede do Sindicato.

Geraldo Alckmin afirmou que está empenhado em ajudar a desembaraçar os contratos da empresa com as Forças Armadas. A assinatura de contratos pode ser decisiva para que a Avibras continue em atividade e pague os salários devidos aos seus funcionários.

Estatização
Na reunião, o Sindicato defendeu a estatização como único caminho para a preservação da Avibras como empresa de defesa nacional a serviço dos interesses do Brasil. A maior fábrica de produtos bélicos do país tem participação no Programa Espacial Brasileiro, com fabricação de motores para foguetes. É desenvolvido também pela Avibras o lançador de foguetes e mísseis Astros 2020, um dos sistemas de lançamento mais avançados do mundo.

Além de Alckmin, participaram do encontro Vallace Moreira, secretário de Desenvolvimento Industrial, Inovação, Comércio e Serviços do MDCI; Adriano Macedo Ramos, coordenador geral das Indústrias Aeroespaciais,de  Defesa e Nuclear do MDCI; e uma comissão de trabalhadores da Avibras.

Em sua visita a Brasília, o presidente Weller Gonçalves e os trabalhadores também tiveram reuniões no Ministério da Defesa e com o deputado federal Carlos Zarattini (PT).

“Esse encontro com o vice-presidente foi importante, mas queremos ir além de reuniões. Precisamos, com urgência, de soluções para o caso Avibras. Os trabalhadores estão passando por severas dificuldades, e o governo federal tem de tomar providências”, afirma Weller Gonçalves.

Golpe militar completa 60 anos; ditadura nunca mais!
Anos de chumbo

Golpe militar completa 60 anos; ditadura nunca mais!

É crucial denunciar os crimes cometidos e exigir a reparação

Metalúrgicos da Armco fazem greve contra corte do convênio médico
POR TEMPO INDETERMINADO

Metalúrgicos da Armco fazem greve contra corte do convênio médico

Paralisação segue até que o problema seja solucionado

Mulheres ganham quase 20% menos que homens no Brasil
Desigualdade salarial

Mulheres ganham quase 20% menos que homens no Brasil

Negras têm salários ainda menores que os das brancas

Após prisão de mandantes, cresce pressão pela completa resolução do caso Marielle
Rio de Janeiro

Processos precisam avançar até que todos os envolvidos sejam julgados e condenados

Fim de semana tem eventos de samba e rock promovidos pelo Sindicato
MÚSICA

Fim de semana tem eventos de samba e rock promovidos pelo Sindicato

Samba Democrático e Sindmetal Rock Fest são abertos ao público, em São José dos Campos

As prisões de Daniel Alves e Robinho: basta de cultura do estupro!
Violência sexual

As prisões de Daniel Alves e Robinho: basta de cultura do estupro!

Após STJ decidir por cumprimento de pena no Brasil, Robinho é preso. Já Alves tenta comprar liberdade após condenação

Metalúrgicos da Ericsson conquistam R$ 15 mil de PLR e abono
Vitória

Metalúrgicos da Ericsson conquistam R$ 15 mil de PLR e abono