Recuperação judicial

Pela segunda vez, assembleia de credores da Avibras é suspensa

Pedido de mudança foi feito pelo BNDES

Fábrica da Avibras, em 2022
Fábrica da Avibras, em 2022 - Foto: Roosevelt Cássio

A Assembleia Geral de Credores da Avibras, ocorrida nesta terça-feira (28), foi suspensa, a pedido do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). Um novo encontro foi agendado para o dia 27 de abril, quando a empresa deverá apresentar um plano de pagamento de dívidas a seus credores, incluindo os trabalhadores.

Um dos argumentos usados para a mudança da data é a possibilidade de assinatura de contrato com as Forças Armadas brasileiras, no valor de R$ 380 milhões, a ser financiado pelo BNDES. Deste total, R$ 216 milhões já estão confirmados pelo Exército.

Caso o contrato se concretize, a Avibras afirma que haveria chances de sair do processo de recuperação judicial e pagar suas dívidas.

A suspensão da assembleia foi aprovada pelos quatro grupos de credores: trabalhadores (90% de aprovação), bancos (100%), quirografários (94,38%) e microempresas (100%).

O Sindicato votou a favor da suspensão, após consultar os trabalhadores que estavam na sede da entidade no momento da assembleia. Para tomar a decisão, os metalúrgicos consideraram que o BNDES é peça chave para a retomada das atividades da Avibras e a regularização dos salários.

O Sindicato também continuará cobrando do governo federal medidas concretas que levem à recuperação da empresa, com garantias de empregos e salários para os mais de mil funcionários da fábrica. Os trabalhadores estão em greve desde setembro, em razão dos atrasos salariais.

É preciso estatizar
Em reuniões com o Sindicato, a diretoria da Avibras já chegou a sinalizar que poderá vender parte do controle acionário da empresa. Haveria propostas vindas do Oriente Médio. O presidente do Sindicato, Weller Gonçalves, vê com preocupação essa possibilidade.

“A Avibras é uma empresa brasileira e sua venda representaria grande perda tecnológica e soberana para o país. Por isso, defendemos a sua estatização o quanto antes”, afirma Weller.

Há 11 meses sem salário, trabalhadores ocupam Avibras
Luta

Há 11 meses sem salário, trabalhadores ocupam Avibras

Decisão foi tomada após assembleia, nesta quinta-feira (14)