Caçapava

Após greve, Thecmec paga salários atrasados

Mobilização continua até o depósito do reajuste retroativo a setembro

Trabalhadores da Thecmec
Trabalhadores da Thecmec - Foto: Roosevelt Cássio

Depois de dois dias de greve dos metalúrgicos, a Thecmec Caldeiraria e Tubulações, de Caçapava, depositou os salários atrasados. Em assembleia, nesta terça-feira (17), os trabalhadores decidiram voltar às atividades na fábrica.

A greve começou na sexta (13), após a empresa deixar de pagar os salários de dezembro, que deveriam ter caído no dia 6 de janeiro. Ainda na sexta, depois do início da greve, a direção da fábrica informou que faria os depósitos até o fim da tarde, o que não ocorreu. Por isso, os trabalhadores estenderam a paralisação, que durou dois dias.

Os metalúrgicos da fábrica também deveriam ter recebido, no dia 6, o reajuste salarial retroativo à data-base (1º de setembro). O acordo assinado com a Thecmec prevê 9% de aumento.

Apesar de os salários terem sido pagos, a empresa ainda não pagou o reajuste e apresentou uma proposta de parcelamento da dívida em três vezes, a partir de fevereiro. Diante desta situação, os metalúrgicos decidiram manter a mobilização e não descartam uma nova greve.

O Sindicato notificará a Thecmec a pagar o reajuste.

Irregularidades
No começo deste mês, o Sindicato também notificou a fábrica a pagar as verbas rescisórias a cerca de 20 trabalhadores demitidos em dezembro. Por lei, esse dinheiro deve ser depositado em dez dias, o que foi descumprido.

Para completar, a fábrica tenta cancelar a multa por atraso no depósito das rescisões. O valor é equivalente a um salário bruto a mais para cada demitido. O Sindicato exige o pagamento integral das verbas, com multa, a todos os trabalhadores.

Desde novembro, os metalúrgicos da Thecmec se mobilizam e fazem greves para conseguir receber os salários. A empresa também atrasou as duas parcelas do 13º e acumula diversas irregularidades com FGTS e INSS.

“Os companheiros permanecem unidos e dispostos a lutar para receber seus direitos. As irregularidades na Thecmec vêm de longa data, por isso, é importante que a mobilização seja mantida até que a fábrica pare de desrespeitar os trabalhadores”, afirma o diretor do Sindicato Arthur Cezário dos Santos.

A Thecmec tem aproximadamente 50 funcionários.