Lutar não é crime

Em ação arbitrária, Justiça condena à prisão ex-presidente do Sindicato por mobilização em defesa de empregos

Antônio Ferreira de Barros, o Macapá, foi condenado a 16 dias de detenção em primeira instância. Sindicato vai recorrer da decisão antidemocrática


Macapá durante assembleia na GM, em 2015
Macapá durante assembleia na GM, em 2015 - Foto: Tanda Melo

A Justiça Federal condenou o ex-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região Antônio Ferreira de Barros (Macapá) por suposto crime de desobediência. O motivo seria o pretenso descumprimento de uma decisão judicial que impedia a ocupação da Rodovia Presidente Dutra durante mobilizações operárias. A decisão é da 3ª Vara Federal de São José dos Campos.

Macapá foi condenado arbitrariamente a 16 dias de detenção por defender, enquanto era presidente do Sindicato, o emprego dos trabalhadores da General Motors. 

Em agosto de 2015, os metalúrgicos iniciaram uma greve que paralisou toda a produção da montadora contra o corte de 798 empregados, realizado na véspera do Dia dos Pais. Ao todo, foram 14 dias de paralisação, numa das mobilizações mais importantes da categoria e que, ao fim, conquistou o cancelamento das demissões.

Como parte da mobilização que terminou vitoriosa, os operários ocuparam a Via Dutra, em passeata, no dia 14 de agosto de 2015. Foi um ato de caráter nacional, que reuniu representantes de centrais sindicais, partidos políticos, parlamentares e até o prefeito da cidade. Também reuniu a quase totalidade dos metalúrgicos grevistas. A Justiça usou esse evento para alegar desobediência a uma ação civil pública de dois anos antes, que impunha a “obrigação de não bloquear, impedir ou tumultuar o trânsito na Rodovia Presidente Dutra e marginais, por qualquer meio, em toda a sua extensão”.

A decisão da Justiça Federal é arbitrária porque, além de desconsiderar a justa luta em defesa dos empregos em nossa região, interpretou como permanente a vigência de um interdito proibitório contra a entidade sindical. A sentença também agride um princípio fundamental da Constituição, o direito à manifestação.

O Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região repudia a decisão e informa que vai recorrer daquilo que considera uma arbitrariedade e uma ameaça à livre organização dos trabalhadores. Trata-se de um ataque não somente a um indivíduo, mas ao Sindicato como um todo e, por consequência, a uma categoria reconhecidamente combativa e conhecedora dos seus direitos. 

Infelizmente, esse não é o primeiro caso em que se busca criminalizar a legítima luta dos metalúrgicos. Em outra ação, o ex-presidente do Sindicato também foi condenado, dessa vez pela Justiça Estadual, por defender os empregos, os direitos e o aumento de salário dos metalúrgicos da Eaton, em 2016. Na oportunidade, houve uma greve em decorrência da Campanha Salarial, mas a empresa acionou a Polícia Militar para intimidar o movimento legítimo dos trabalhadores. Os policiais agiram com truculência contra os dirigentes sindicais. Macapá e o Sindicato recorreram da decisão e o processo tramita em segunda instância, no Tribunal de Justiça de São Paulo.

Antônio Macapá atua no Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região desde 2009 e foi presidente da entidade por dois mandatos, além de secretário-geral. Militante do Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU) e da Liga Internacional dos Trabalhadores (LIT), também é membro da direção da central sindical CSP-Conlutas no Vale do Paraíba e no Estado de São Paulo. O companheiro foi candidato a deputado federal e sempre dedicou sua vida a lutar contra as injustiças sociais em nosso país. 

Lutar não é crime
Diante dos ataques da Justiça buscando criminalizar as lutas dos trabalhadores e de um contexto mais amplo, em que se ameaça as franquias democráticas no país, conclamamos sindicatos, centrais sindicais, partidos políticos e os mais diversos segmentos da sociedade civil a se somarem à campanha para exigir a anulação da condenação do companheiro Macapá.

Não podemos admitir que lideranças que defendam a classe trabalhadora sejam vítimas desse arbítrio. Precisamos combater a perseguição que vem sendo realizada pela Justiça a companheiros de todo Brasil, a exemplo do que está sendo visto na prisão de Paulo Galo e de outros ativistas por conta do incêndio de um monumento em homenagem ao bandeirante e assassino Borba Gato.

O Sindicato dos Metalúrgicos reforça que a criminalização de greves e mobilizações operárias representa um atraso civilizatório, e a Justiça demonstra isso com as condenações de Macapá. Não podemos nos curvar ao cerceamento de nossas liberdades e do sagrado direito à manifestação. Por isso, continuaremos a organizar a luta dos trabalhadores em defesa dos empregos e dos direitos. Não à prisão de Macapá! Pelo anulamento da condenação, já!

13 de agosto de 2021

Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região


Sindicato debate situação dos trabalhadores de montadoras no Brasil e Estados Unidos
Internacionalismo

Sindicato debate situação dos trabalhadores de montadoras no Brasil e Estados Unidos

Encontro aconteceu dois dias antes da Conferência Labor Notes

Família de trabalhador falecido denuncia descaso da Sonaca e do plano de saúde
VEJA O VÍDEO

Família de trabalhador falecido denuncia descaso da Sonaca e do plano de saúde

Sobrinha de Adilson Alves de Carvalho falou aos metalúrgicos em greve nesta quarta (17) e quinta-feira (18)

Metalúrgicos da Sonaca entram no terceiro dia de greve
SETOR AERONÁUTICO

Metalúrgicos da Sonaca entram no terceiro dia de greve

Sindicato orienta trabalhadores a ficar em casa até que a empresa negocie

Greve dos trabalhadores da Sonaca entra no segundo dia
Setor aeronáutico

Greve dos trabalhadores da Sonaca entra no segundo dia

Metalúrgicos reivindicam melhoras no plano de saúde

Metalúrgicos da Sonaca entram em greve contra mudança no plano de saúde
Setor aeronáutico

Metalúrgicos da Sonaca entram em greve contra mudança no plano de saúde

Paralisação é por tempo indeterminado

Metalúrgicos da Prolind aprovam estado de greve por PLR maior
Mobilização

Metalúrgicos da Prolind aprovam estado de greve por PLR maior

Proposta da empresa foi rejeitada em assembleias, na sexta (12)

Preço do arroz e feijão dispara no Vale do Paraíba
SEU BOLSO

Preço do arroz e feijão dispara no Vale do Paraíba

Sindicato organiza luta pela implementação do vale-alimentação nas fábricas

Sindicato apresenta vantagens de ser sócio aos trabalhadores da BoreAL
Sindicalização na empresa

Sindicato apresenta vantagens de ser sócio aos trabalhadores da BoreAL

Diretores da entidade estiveram na fábrica nesta quarta-feira (10)

Trabalhadores da Embraer têm valores a receber
Horário noturno

Trabalhadores da Embraer têm valores a receber

Cerca de 150 metalúrgicos foram adicionados à lista de beneficiados; veja a lista

Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, Jacareí, Caçapava, Santa Branca e Igaratá
Sede: Rua Maurício Diamante, 65, Jardim Matarazzo, São José dos Campos - SP
Telefone: (12) 3946-5333