Nesta segunda

Metalúrgicas das fornecedoras da LG realizam ato em frente à fábrica em Taubaté

Trabalhadoras da Sun Tech, Blue Tech e 3C exigem abertura de negociação com a LG

Passeata com trabalhadoras da Blue Tech
Passeata com trabalhadoras da Blue Tech - Foto: Roosevelt Cássio

Metalúrgicas e metalúrgicos das empresas Blue Tech, Sun Tech e 3C realizarão uma manifestação em frente à fábrica da LG, em Taubaté, na segunda-feira (12), a partir das 9h. A empresa anunciou, na última semana, que irá encerrar suas atividades no Vale do Paraíba.

A mobilização irá exigir que a direção da LG abra negociações imediatamente com o Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região. O objetivo é discutir a situação das funcionárias que trabalham nas fábricas fornecedoras, em São José e Caçapava.

Apesar de terem garantido o lucro da LG durante anos, as trabalhadoras terceirizadas correm o risco de ficarem desempregadas e sem direitos em plena pandemia. As três fornecedoras já afirmaram que também vão fechar as portas em maio, o que acarretará na destruição de 430 postos de trabalho.

“Nós fazemos um chamado a todos para se somarem à luta em defesa dos empregos. É inadmissível que, neste momento de aguda crise sanitária e social, mães e pais de família fiquem sem seu sustento. Realizaremos esta manifestação na segunda para chamar a atenção sobre a gravidade do fechamento da LG no Vale do Paraíba”, afirma a diretora do Sindicato Aline Bernardo Santos.

Luta unificada
Em audiência virtual realizada no dia 9, o Ministério Público do Trabalho (MPT) propôs a realização de uma negociação conjunta entre os sindicatos dos metalúrgicos de São José e Taubaté e das empresas LG, Blue Tech, Sun Tech e 3C. As empresas, entretanto, mostraram-se intransigentes e rejeitaram a proposta.

Com a recusa, as trabalhadoras das montadoras da LG darão continuidade à greve iniciada no dia 6. O Sindicato defende, desde o começo, a luta unificada com o sindicato de Taubaté para se alcançar uma alternativa que possa manter todos os postos de trabalho.

A audiência foi marcada pelo MPT, como resultado de denúncia apresentada pelo Sindicato de São José contra as quatro empresas por demissão coletiva durante a pandemia, ausência de negociação prévia e falta de transparência e de boa-fé.

Negociações
A LG já está negociando os benefícios a serem pagos aos seus funcionários diretos, com o Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté. O MPT determinou que o resultado dessa negociação seja comunicado, assim que for concluído. O órgão também propôs uma reunião unificada entre o Sindicato de São José dos Campos e as três fornecedoras da LG.

Há 11 meses sem salário, trabalhadores ocupam Avibras
Luta

Há 11 meses sem salário, trabalhadores ocupam Avibras

Decisão foi tomada após assembleia, nesta quinta-feira (14)

Acompanhe a live de aniversário do Sindicato e inauguração do acervo histórico

Acompanhe a live de aniversário do Sindicato e inauguração do acervo histórico

O Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região celebra, neste 14 de março de 2024, 68 anos de fundação.

Metalúrgicos da Gerdau conquistam estabilidade no emprego
Luta

Metalúrgicos da Gerdau conquistam estabilidade no emprego

Proposta de layoff é aprovada em assembleias, nesta quarta (13)