Coronavírus

Pela vida, é hora de parar tudo e exigir vacina, já!

Diante do agravamento da crise do coronavírus no país, é hora de pararmos tudo e exigirmos vacina para todos, já! Por meio de um confinamento rigoroso, também chamado de "lockdown", é preciso fechar todos os serviços não-essenciais, incluindo indústrias e escolas, para que possamos frear a contaminação e salvar milhares de vidas.

O Brasil enfrenta hoje o seu pior momento desde o início da pandemia, com o aumento expressivo do número de pessoas infectadas, colapso nos sistemas de saúde em quase todo o país e recordes de mortes provocadas pela covid-19.

Nesta quarta-feira (3), o país contabilizou a terrível marca de 1.840 mortes causadas pela doença em 24 horas, segundo o consórcio de veículos de comunicação.

No país que já soma quase 260 mil mortes em razão do novo coronavírus, médicos e outros profissionais de saúde estão tendo de escolher entre os que podem receber tratamento e os que morrem sem atendimento. Das 27 unidades da federação (os 26 estados mais o Distrito Federal), 19 estão com a ocupação dos leitos de UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) acima de 80%. Muitas regiões, como a Sul, estão praticamente com todos os leitos ocupados.

Infectologistas advertem que, mesmo sem chegar aos 100%, a ocupação acima de 90% já configura colapso, por limitar a rotatividade de leitos. Pacientes graves de covid ficam, em média, duas semanas numa UTI.

Se isso não bastasse, as novas variantes do vírus, como a cepa amazônica (P1), têm causado aumento nas infecções e mudado o perfil dos doentes. Se antes eram idosos e portadores de doenças crônicas (comorbidades), agora a maioria está na faixa de 30 a 50 anos, sem doenças prévias.

Autoridades criminosas
Enquanto a pandemia tem, neste momento, redução no número de mortes na maior parte das nações, o Brasil vive processo inverso. E a principal razão disso é a condução catastrófica, incompetente e genocida de Jair Bolsonaro. Nesta quarta, o presidente afirmou que a "imprensa criou o pânico" sobre a doença no país, que enfrenta uma alta de 11% das mortes, enquanto no mundo há um recuo de 6%, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde).

Mas a atuação irresponsável de governadores e prefeitos também não pode ser desconsiderada. O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), por exemplo, recuará todo o Estado para a fase vermelha do Plano de SP de combate à pandemia a partir de sábado (6), mas manterá abertas escolas, indústrias e igrejas. Além disso, o plano não prevê limitar a circulação de pessoas, o que, devido à influência dos negacionistas, pode resultar em aglomerações de todo o tipo.

Já o prefeito de São José dos Campos, Felicio Ramuth (PSDB), também mostra o seu desprezo pela vida ao ameaçar ir à Justiça para descumprir o decreto mais restritivo de Doria. Para Felicio, o Vale do Paraíba teria condições, inclusive, para passar da fase laranja para a amarela. Um absurdo!

Lockdown e vacina, já!
Para salvarmos vidas, é preciso a decretação de um lockdown nacional por ao menos 30 dias, com garantia de renda para que a população possa cumprir o isolamento adequadamente e se proteja do coronavírus.

É preciso paralisar temporariamente a atividade de empresas, com a garantia de pagamento de salário e manutenção de direitos, além de estabilidade no emprego. Para a população sem carteira de trabalho, é preciso garantir a volta do auxílio emergencial até o final da pandemia, num valor que não seja inferior a R$ 600. Tudo o que não for essencial para garantir a sobrevivência da população tem de ser fechado.

Da mesma forma, é urgente defender o SUS (Sistema Único de Saúde), que, apesar de tão sucateado pelos últimos governos, tem sido responsável por milhares de recuperações e pela situação brasileira não ser ainda pior.

Queremos vacina para todos, já, e para que isso aconteça da forma mais célere possível, é necessário quebrar as patentes dos laboratórios, que têm lucrado bilhões à custa de centenas de milhares de vidas mundo afora.

"É claro que todos estamos cansados deste vírus e da necessidade de tomarmos os cuidados de higiene e de afastamento social. Mas, infelizmente, não temos outra alternativa. Até a vacinação em massa de toda a nossa população, que está muito lenta por culpa de Bolsonaro, o único caminho é o confinamento radical", disse o presidente do Sindicato, Weller Gonçalves.

"Chamamos todos os sindicatos, centrais e movimentos sociais para travar uma luta em defesa da vida. É imprescindível uma mobilização ampla e unitária para botar para fora Bolsonaro imediatamente. Não podemos esperar 2022. Essa tarefa é para já", acrescentou Weller.

- Em defesa dos empregos, salário e direitos!
- Pela volta do auxílio emergencial de R$ 600!
- Em defesa do SUS e pela quebra das patentes das vacinas!
- Fora Bolsonaro, Mourão e todos que afrontam a vida do povo brasileiro!

Golpe militar completa 60 anos; ditadura nunca mais!
Anos de chumbo

Golpe militar completa 60 anos; ditadura nunca mais!

É crucial denunciar os crimes cometidos e exigir a reparação

Metalúrgicos da Armco fazem greve contra corte do convênio médico
POR TEMPO INDETERMINADO

Metalúrgicos da Armco fazem greve contra corte do convênio médico

Paralisação segue até que o problema seja solucionado

Mulheres ganham quase 20% menos que homens no Brasil
Desigualdade salarial

Mulheres ganham quase 20% menos que homens no Brasil

Negras têm salários ainda menores que os das brancas

Após prisão de mandantes, cresce pressão pela completa resolução do caso Marielle
Rio de Janeiro

Processos precisam avançar até que todos os envolvidos sejam julgados e condenados

Fim de semana tem eventos de samba e rock promovidos pelo Sindicato
MÚSICA

Fim de semana tem eventos de samba e rock promovidos pelo Sindicato

Samba Democrático e Sindmetal Rock Fest são abertos ao público, em São José dos Campos

As prisões de Daniel Alves e Robinho: basta de cultura do estupro!
Violência sexual

As prisões de Daniel Alves e Robinho: basta de cultura do estupro!

Após STJ decidir por cumprimento de pena no Brasil, Robinho é preso. Já Alves tenta comprar liberdade após condenação

Metalúrgicos da Ericsson conquistam R$ 15 mil de PLR e abono
Vitória

Metalúrgicos da Ericsson conquistam R$ 15 mil de PLR e abono