Dia de Luta

Ato em frente à concessionária defende luta pelos empregos na Ford

Os manifestantes mostravam para a população a importância da luta para que a Ford desista de fechar fábricas no Brasil

Ato em frente a loja da Ford, em São José
Ato em frente a loja da Ford, em São José - Foto: Roosevelt Cássio/Sindmetalsjc

Como parte das atividades do Dia Nacional de Luta contra o Fechamento da Ford, o Sindicato e a CSP-Conlutas realizaram um ato em frente à concessionária da marca, no bairro Vila Ema, em São José dos Campos, na manhã desta quinta-feira (21).

Com faixas e cartazes, o protesto chamou a atenção de quem passava pela região. Os manifestantes mostravam para a população e trabalhadores da loja da Ford a importância da luta para que a empresa recue na decisão de fechar suas portas no Brasil.

Estima-se que a montadora deverá fechar mais da metade de suas concessionárias, passando de 283 para apenas 120 lojas em território nacional.

Com o lema “Todos pelo emprego. Contra o fechamento da Ford”, estavam previstos atos em diversas regiões do país. Em São Paulo, a manifestação foi em frente a uma concessionária, na Vila São José, na zona sul da capital. Na Bahia, em Camaçari, os trabalhadores realizaram uma assembleia em frente à fábrica pela manhã.

“O momento exige que toda população se posicione e também faça parte da luta contra o fechamento da Ford. São milhares de pais e mães de família que irão perder seus empregos, da noite para o dia, em meio à pandemia. É preciso exigir que o presidente Bolsonaro atue para evitar as demissões”, afirma o presidente do Sindicato, Weller Gonçalves.

“Nós da CSP-Conlutas somos firmes em defender a ocupação da Ford e sua estatização sobre o controle dos trabalhadores. Somente desta maneira será possível preservar os empregos e garantir vida digna aos trabalhadores”, afirma Luis Carlos Prates, o Mancha, da Secretaria Nacional da CSP-Conlutas.