Demissão em massa

Ford anuncia fechamento de fábricas no Brasil. Medida é intolerável!

Sindicato manifesta sua solidariedade aos operários atingidos e apoia luta


Fachada da Ford em Taubaté
Fachada da Ford em Taubaté

A Ford anunciou nesta segunda-feira (11) a sua saída do Brasil e o fechamento de todas as suas plantas no país. Presente em território nacional desde 1919, a montadora tem fábricas em Taubaté (SP), Camaçari (BA) e Horizonte (CE).

Com a decisão, cerca de 5 mil trabalhadores perderão os seus empregos em plena pandemia, que, inclusive, se agrava atualmente com o aumento do número de infecções e mortes. 

De acordo com a direção da companhia, o fechamento das fábricas faz parte de um processo de reestruturação mundial.

Quinta empresa em vendas no país, a Ford já havia fechado, em 2019, a sua unidade em São Bernardo do Campo (SP), 52 anos após a sua inauguração.

Solidariedade e repúdio
A direção do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região manifesta a sua solidariedade a todos os trabalhadores da Ford e expressa o seu mais profundo repúdio contra a direção da empresa, que, com sua decisão, joga milhares de trabalhadores para uma situação de fome e penúria.

No Brasil, é regra que empresas multinacionais, em especial as montadoras, lucrem alto, recebam isenções fiscais bilionárias e, de um momento para o outro, a exemplo do que agora faz a Ford, tratam os operários como peças descartáveis.

Para se ter uma ideia, segundo estimativas da Receita Federal, a Ford recebeu mais R$ 20 bilhões em incentivos fiscais do governo brasileiro desde 1999.

O presidente Jair Bolsonaro não pode se esconder, mais uma vez, em relação à situação dos trabalhadores. É preciso exigir a manutenção de todos os empregos, já!

"Somos solidários aos companheiros e companheiras da Ford, que podem contar com o nosso apoio à luta em defesa dos empregos. Essas demissões são covardes e desumanas. Trata-se de algo que não podemos tolerar", disse o vice-presidente do Sindicato, Renato Almeida.


Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, Jacareí, Caçapava, Santa Branca e Igaratá
Sede: Rua Coronel Moraes, 143, Jardim Matarazzo, São José dos Campos - SP
Telefone: (12) 3946-5333