Vitória

TRT determina reintegração de cipeiro na Embraer

O trabalhador tem o direito à estabilidade garantido por lei

| Atualizado em

O cipeiro Geraldo ao lado de diretores do Sindicat
O cipeiro Geraldo ao lado de diretores do Sindicat - Foto: Roosevelt Cássio

Em mais uma vitória da categoria, o cipeiro Geraldo de Jesus Santos foi reintegrado à Embraer, nesta sexta-feira (18). A determinação foi dada pelo Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região. Geraldo havia sido demitido junto com outros 2.500 trabalhadores, em setembro, apesar de ter estabilidade garantida por lei.

A demissão foi questionada pelo Sindicato, em uma ação judicial pedindo a reintegração do trabalhador. A juíza que assina a decisão favorável ao metalúrgico considerou que a Embraer agiu de forma abusiva e ilegítima ao demitir um membro da Cipa.

Está na Constituição: “é vedada a dispensa arbitrária ou sem justa causa do empregado eleito para o cargo de Cipa, desde o registro de sua candidatura até um ano após o final do seu mandato”.

Geraldo Santos estava no período de carência de Cipa e já foi diretor do Sindicato por três gestões, mantendo sempre sua postura em defesa dos trabalhadores.  

“A Embraer agiu de má-fé ao desrespeitar a legislação e o direito de estabilidade de um cipeiro. Ao conquistarmos mais essa reintegração, mostramos que não aceitamos a imposição da empresa e que a luta em defesa dos direitos vem em primeiro lugar”, afirma o diretor do Sindicato Herbert Claros.


Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, Jacareí, Caçapava, Santa Branca e Igaratá
Sede: Rua Maurício Diamante, 65, Jardim Matarazzo, São José dos Campos - SP
Telefone: (12) 3946-5333