Em defesa dos empregos

Contra demissões, Sindicato e trabalhadores da Embraer se reúnem com deputada Sâmia Bonfim

O encontro virtual faz parte dos esforços para envolver o poder público na luta em defesa dos empregos.

| Atualizado em

Trabalhadores da Embraer
Trabalhadores da Embraer - Foto: Roosevelt Cássio

O Sindicato e a comissão de trabalhadores demitidos da Embraer se reuniram com a deputada federal Sâmia Bonfim (PSOL), nesta quarta-feira (14). O encontro virtual faz parte dos esforços para envolver o poder público na luta em defesa dos empregos. 

Na reunião, a parlamentar se comprometeu a enviar uma moção para o juiz redator do processo que pede a anulação das 2.500 demissões anunciadas em setembro. A deputada também enviará uma carta para a direção da Embraer defendendo o cancelamento dos cortes e a adoção de alternativas, como o layoff.

Um dos principais financiadores da empresa, o BNDES será questionado pela deputada. Nos últimos 15 anos, o banco público liberou mais de R$ 50 bilhões em empréstimos para a Embraer. Mesmo assim, não se manifestou contra a demissão em massa. 

Desde o anúncio dos cortes, o Sindicato tem cobrado um posicionamento do poder público em favor dos trabalhadores. O governador João Dória (PSDB) e o presidente Jair Bolsonaro ainda não tomaram qualquer iniciativa no sentido de pressionar a empresa para que reverta as dispensas. 

Na segunda-feira (12), a comissão de trabalhadores se reuniu com o deputado federal Capitão Augusto (PL).

“Os trabalhadores da Embraer seguem firmes na luta pelos empregos. Estamos em luta há mais de um mês e seguiremos até o final em nome da manutenção dos postos de trabalho. O momento é de unir forças e exigir que a Embraer cancele as demissões”, afirma o diretor do Sindicato Herbert Claros.


Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, Jacareí, Caçapava, Santa Branca e Igaratá
Sede: Rua Maurício Diamante, 65, Jardim Matarazzo, São José dos Campos - SP
Telefone: (12) 3946-5333