Pandemia

Cresce número de trabalhadores com covid-19 na região

Novos casos foram constatados na Eleb, Chery e Ericsson

| Atualizado em

Na Eleb, funcionário testou positivo para covid-19
Na Eleb, funcionário testou positivo para covid-19

Acompanhando o avanço do novo coronavírus no Vale do Paraíba, o número de infectados também não para de subir nas metalúrgicas. Nesta semana, outros três casos foram denunciados ao Sindicato, evidenciando a necessidade de quarentena geral na categoria. 

Um metalúrgico testou positivo para covid-19 na Eleb, zona sul. A empresa pertence à Embraer e tem parte de sua produção funcionando normalmente. Também foram notificados um caso de terceirizado na Chery, em Jacareí, e um na Ericsson. 

Com isso, já são 11 trabalhadores de metalúrgicas com diagnósticos confirmados na região. Nos últimos dias, já haviam sido registrados cinco casos na metalúrgica Ball, em Jacareí, dois na Mirage, zona sul, e um na MWL, em Caçapava.

Já na indústria química, ao menos 10 operários da empresa Compass Minerals, de Jacareí, estão com o novo coronavírus. Cinco tiveram testes inconclusivos e três têm sintomas de gripe. Os 18 funcionários estão afastados, em quarentena.

Luta contra covid-19
O Sindicato tem movido ações judiciais para conseguir a suspensão das atividades nas empresas que apresentam casos de contágio. Na Ball, a produção está parada desde o dia 7, graças à ação do Sindicato. 

Também está na pauta de reivindicações a realização de testes em todos os trabalhadores e a abertura de CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho) para os testes positivos. Recentemente, o Supremo Tribunal Federal (STF) reconheceu a covid-19 como doença do trabalho, facilitando o acesso aos benefícios do INSS. 

O Sindicato defende que a empresa também deve providenciar testes para todos os familiares dos metalúrgicos com covid-19. Neste momento em que aumentam os registros da doença no Brasil, todos os esforços devem ser feitos para conter o contágio.

Seguindo a cartilha do governo federal, o prefeito de São José dos Campos, Felicio Ramuth (PSDB), vem tentando flexibilizar as regras do isolamento social. Jair Bolsonaro e Felicio têm colocado em risco a vida de todos quando minimizam as consequências da proliferação do coronavirus.

“Esse cenário nas fábricas já era esperado. Com as empresas insistindo em produzir normalmente, os metalúrgicos ficam cada vez mais expostos aos riscos. O Sindicato defende a quarentena geral, exceto para trabalhadores de serviços considerados essenciais”, afirma o diretor do Sindicato Anderson Elias Xavier, o Costelinha.


Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, Jacareí, Caçapava, Santa Branca e Igaratá
Sede: Rua Maurício Diamante, 65, Jardim Matarazzo, São José dos Campos - SP
Telefone: (12) 3946-5333