Trabalhador decide

Em assembleia virtual, metalúrgicos da GM aprovam suspensão de contratos

Votação dos trabalhadores ocorreu por meio da internet

Trabalhadores da GM em foto de arquivo

Os metalúrgicos da General Motors de São José dos Campos aprovaram a proposta de acordo para suspensão de contratos de trabalho com redução de salários, neste período de crise do coronavírus. A votação foi feita por meio de assembleia virtual, ocorrida entre quarta (8) e quinta-feira (9). Esta é a primeira vez que este sistema é adotado pelo Sindicato.

Na assembleia, 2.496 trabalhadores votaram a favor da proposta, 630 votaram contra e 63 se abstiveram. A fábrica possui 3.550 funcionários.

O acordo entra em vigor na segunda-feira (13), com duração de dois meses e afetará 90% dos trabalhadores do complexo industrial de São José dos Campos. Para eles, os salários ficarão da seguinte forma:

Salário líquido – Porcentagem do salário a ser recebida

Até R$ 2.090,00 – 95%
R$ 2.090,01 a R$ 5.000 – 90%
R$ 5.000,01 a R$ 10.000 - 85%
R$ 10.000,01 – R$ 20.000 – 80%
Acima de R$ 20.000 – 75%

O acordo também prevê garantia de emprego durante a suspensão do contrato. Ao final do regime de suspensão, caso a empresa considere necessário, poderá ser adotado o regime de layoff por 90 dias.

Assembleia
Desde o início, o Sindicato se posicionou contra a proposta de redução salarial. A GM é líder em vendas no setor automotivo e tem condições de manter os salários dos trabalhadores na íntegra. Mesmo assim, o Sindicato segue o princípio da democracia operária e respeita a decisão dos trabalhadores.

Os votos foram registrados pelo sistema de assembleia virtual. Os trabalhadores fizeram a votação a partir de um link disponibilizado no site da entidade. O sistema foi desenvolvido para que somente os trabalhadores da GM tivessem acesso e votassem apenas uma vez, com garantia de sigilo da escolha.

“Este, certamente, não é o melhor acordo, mas estamos num cenário em que os patrões saíram fortalecidos por conta da MP do governo Bolsonaro. O Sindicato defende a adoção de licença remunerada para todos, sem redução de salário, mas quem decide é o trabalhador”, afirma o vice-presidente do Sindicato, Renato Almeida.