13º dos metalúrgicos injeta R$ 222 milhões na região

Levantamento inclui as cinco cidades de abrangência do Sindicato

O pagamento do 13º salário dos metalúrgicos vai injetar cerca de R$ 222 milhões na economia de São José dos Campos e região, até o final de dezembro, variando de acordo com o calendário de cada empresa.

O levantamento considerou os municípios da área de abrangência do Sindicato dos Metalúrgicos (São José dos Campos, Jacareí, Caçapava, Santa Branca e Igaratá) e soma as duas parcelas do 13º.

Os dados foram levantados pelo Instituto Latino-americano de Estudos Socioeconômicos (Ilaese), com base em informações do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) e Rais (Relação Anual de Informações Sociais) do Ministério da Economia.

A categoria metalúrgica na região conta com quase 35 mil trabalhadores. A média de remuneração desse grupo é de R$ 2.495.

"Os números mostram que os metalúrgicos têm um importante papel na geração de riqueza e movimentação da economia da região. O dinheiro que entra na economia é resultado de todas as lutas por melhorias salariais e defesa de direitos travadas no período”, disse o presidente do Sindicato, Weller Gonçalves.