Luto

Mais dois metalúrgicos da região morrem por covid-19

Os trabalhadores Stefano Fernandes de Mendonça, 46 anos, e David Oliveira, 54 anos, perderam a batalha contra a doença

| Atualizado em

Stefano e David
Stefano e David

Mais dois metalúrgicos morreram vítima da covid-19, na região. Os trabalhadores Stefano Fernandes de Mendonça, 46 anos, e David Oliveira, 54 anos, perderam a batalha contra a doença. Com isso, já são 12 metalúrgicos levados pelo coronavírus desde o início da pandemia e cinco em apenas duas semanas. 

Stefano trabalhou na TI Automotive, Ericsson e Prolind, na zona leste (onde era operador de logística e estava desde 2019). Era sócio do Sindicato e participava das lutas da categoria. Foi sepultado nesta segunda-feira (5), no cemitério Horto São Dimas, em São José dos Campos. 

Já David Oliveira trabalhava na Graúna, na zona sul, e morava em Taubaté O companheiro faleceu no dia 31 de março. Recentemente, trabalhadores da fábrica denunciaram ao Sindicato o descaso da empresa com os protocolos de saúde. 

Após terem contato com pessoas contaminadas, dois trabalhadores foram mantidos na produção enquanto esperavam os resultados dos testes. A postura colocou em risco a vida de outros funcionários.

Além de David e Stefano, nos últimos dias, houve registro de outras duas mortes de trabalhadores da GM e uma na Embraer. 

Em São José, já são 1018 mortes e 54.887 casos de contágio. O Sindicato enviou à Prefeitura uma carta de reivindicação para pagamento de auxílio emergencial municipal aos trabalhadores informais e desempregados. Sem esse benefício, famílias não terão condições de enfrentar a falta de renda durante a pandemia. 

O aumento desenfreado das mortes provocadas pela covid-19 reafirma a necessidade de um lockdown nacional por 30 dias, com licença remunerada para todos que atuam em atividades não essenciais, inclusive nas fábricas. 

“Os trabalhadores estão se expondo ao vírus desnecessariamente. Os governos federal, estadual e municipais têm de adotar o lockdown, de imediato. A vacinação em massa e o isolamento social são a única forma de frear a propagação do vírus”, afirma o diretor do Sindicato José Dantas Sobrinho.


Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, Jacareí, Caçapava, Santa Branca e Igaratá
Sede: Rua Maurício Diamante, 65, Jardim Matarazzo, São José dos Campos - SP
Telefone: (12) 3946-5333