Fornecedoras da LG

Trabalhadoras da Sun Tech e Blue Tech dão início à campanha pelos empregos

Sindicato cobre que empresas se posicione sobre saída da LG do mercado de celulares

| Atualizado em

Trabalhadoras da Blue Tech em assembleia
Trabalhadoras da Blue Tech em assembleia - Foto: Roosevelt Cássio

As trabalhadoras da Sun Tech e Blue Tech aprovaram, em assembleias realizadas nesta sexta-feira (19), o início imediato de uma campanha em defesa dos empregos nas fábricas fornecedoras da LG. A mobilização ocorre após a companhia sul-coreana anunciar que pretende abandonar a produção de aparelhos de telefone celular.

A medida impactaria profundamente os postos de trabalho nas empresas Sun Tech, na zona leste de São José dos Campos, Blue Tech e 3C, ambas localizadas em Caçapava. Estas fábricas atuam como fornecedoras exclusivas de peças de celulares para a LG, em Taubaté, e, juntas, possuem cerca de 420 funcionárias.

Frente ao risco de demissões, a campanha irá atuar em várias frentes. O Sindicato já notificou as empresas exigindo reuniões para que a questão seja esclarecida às trabalhadoras. Também foi aprovado, nesta sexta, aviso de greve. Por conta disso, a paralisação da produção nas fábricas não está descartada.

O poder público também será cobrado a intervir. O Sindicato enviará cartas às prefeituras de São José, Caçapava e Taubaté, exigindo a atuação dos prefeitos em defesa dos postos de trabalho.

Também está programada a realização de uma plenária com os trabalhadores do setor de eletroeletrônicos. O intuito é organizar a luta conjunta entre os metalúrgicos e metalúrgicas, traçando ações em parceria com o Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté.

“Nós iniciamos este processo de luta hoje e seguiremos firmes. Exigimos a manutenção de todos os postos de trabalho. As metalúrgicas de São José e Taubaté não vão aceitar qualquer medida que leve às demissões. Também exigimos um posicionamento imediato das empresas sobre os planos para o próximo período”, afirma a diretora do Sindicato Aline Bernardo.

Sede: Rua Maurício Diamante, 65, Jardim Matarazzo, São José dos Campos - SP
Telefone: (12) 3946-5333