Segurança no trabalho

Metalúrgicos exigem melhores condições de trabalho na Cal Leve

A principal queixa é em relação à falta de segurança

| Atualizado em

Assembleia por melhores condições de trabalho
Assembleia por melhores condições de trabalho - Foto: Roosevelt Cassio/Sindmetalsjc

Após denúncias dos trabalhadores da Cal Leve, na zona sul de São Jose dos Campos, o Sindicato realizou uma assembleia em frente à fábrica, nesta quinta-feira (19), para exigir melhorias nas condições de trabalho.

A principal queixa é em relação à falta de segurança. Os equipamentos de proteção individual (EPI) são velhos e colocam os trabalhadores em risco. Nesta semana, um operário se acidentou durante o manuseio de uma peça e fraturou o pé. 

Também há irregularidades nas áreas consideradas de risco. A solda e pintura, por exemplo, ficam juntas com os demais setores, sem a separação necessária. Para piorar, a fábrica não possui brigada de incêndio nem Cipa.

Diante das irregularidades, os trabalhadores exigiram que a direção da Cal Leve abra negociação com o Sindicato para colocar um fim nessa situação. Após a assembleia, a empresa se comprometeu a marcar uma reunião.

“O local de trabalho não pode representar um risco à integridade do trabalhador.  A empresa tem de garantir um ambiente seguro para todos. Os companheiros fizeram bem em denunciar essa situação.  Agora vamos cobrar medidas urgentes da empresa”, afirmou o diretor do Sindicato José Dantas Sobrinho.

A Cal Leve possui 90 funcionários e exerce atividades na área de caldeiraria.


Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, Jacareí, Caçapava, Santa Branca e Igaratá
Sede: Rua Maurício Diamante, 65, Jardim Matarazzo, São José dos Campos - SP
Telefone: (12) 3946-5333