Metalúrgicos da Huber Suhner se mobilizam em defesa do emprego

Empresa anunciou o fechamento da fábrica em Caçapava

Assembleia na Huber
Assembleia na Huber - Foto: Roosevelt Cássio

Os trabalhadores da Huber Suhner foram surpreendidos, na tarde de quarta-feira (22), com a notícia de que a fábrica encerrará as atividades em Caçapava. O fechamento deve-se ao processo de reestruturação.

Logo pela manhã desta quinta-feira, o Sindicato esteve na unidade para mobilizar os trabalhadores e iniciar a luta em defesa dos empregos e direitos. Houve uma paralisação das 7h às 11h, decidida em assembleia.

Com a mobilização, a direção da Huber reuniu-se com o Sindicato e afirmou que a planta fechará as portas no dia 5 de dezembro. A empresa pretende pagar, como benefício adicional às verbas rescisórias, quatro meses de convênio médico, R$ 2 mil de PLR e R$ 4 mil em abono.

A Huber Suhner está em Caçapava há cinco anos e possui 170 trabalhadores, sendo a maioria mulheres. Antes de ir para Caçapava, suas instalações ficavam em São José dos Campos, onde permaneceu por 15 anos.

A fábrica produz fibras óticas e tem como principal cliente a Ericsson.

A luta do Sindicato é pela preservação dos empregos, mas se o fechamento da fábrica se concretizar, a defesa é pelo aumento dos benefícios.

Já foram agendadas mais três rodadas de negociação com a empresa, para os dias 28, 29 e 30.

“Desde ontem, os trabalhadores estão bastante preocupados com o que vem pela frente. Já a Huber Suhner está longe de passar por uma crise financeira. Como representante dos metalúrgicos, o Sindicato vai pressionar a empresa para aumentar os benefícios a serem pagos aos trabalhadores”, afirma a diretora Aline Bernardo dos Santos.