Em defesa do emprego

Trabalhadores estão em luta contra as 2.500 demissões

Manifestação em frente ao Conseg
Manifestação em frente ao Conseg - Foto: Roosevelt Cássio

O Sindicato cobrou do governo do estado um posicionamento contra a demissão em massa realizada este mês pela Embraer. A cobrança foi feita em reunião com a secretária de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo, Patrícia Ellen, nesta quarta-feira (16), em São Paulo.

O encontro aconteceu após trabalhadores demitidos da Embraer e dirigentes sindicais terem sido impedidos de realizarem uma manifestação em frente o Palácio dos Bandeirantes, sede do governo do estado. Um aparato policial bloqueou o acesso e proibiu que os manifestantes se aproximassem. Com isso, eles tiveram de se concentrar na Praça Gomes Pedrosa.

O Sindicato foi recebido pela secretária Patrícia Ellen, que falou em nome do governador e se comprometeu a procurar o presidente da Embraer, Francisco Gomes Neto. Uma resposta sobre as reivindicações deve ser dada ao Sindicato até segunda-feira (21).

Os trabalhadores e o Sindicato mantêm a exigência de serem recebidos pelo próprio João Dória (PSDB).

Esta semana, os prefeitos de São José dos Campos e de Jacareí foram procurados pelo Sindicato e por trabalhadores demitidos da Embraer. Nem Felicio Ramuth nem Izaías Santana, ambos do PSDB, atenderam ao pedido de reunião.

Audiência no TRT
Na terça-feira (22), a demissão em massa feita pela Embraer será discutida em audiência de conciliação virtual do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) – 15ª Região. O Sindicato entrou com uma ação de dissídio coletivo para reivindicar o cancelamento das demissões, estabilidade no emprego por 24 meses e fim dos supersalários (entre R$ 50 mil e R$ 2 milhões) pagos a executivos da Embraer.

Manifestação na fábrica
Momentos antes de seguirem para São Paulo, dirigentes do Sindicato realizaram um protesto, na avenida Faria Lima, entre o Inpe e a Embraer, em São José dos Campos.

"O Sindicato continuará cobrando do poder público para que se manifeste contra as demissões, mas acreditamos na luta direta dos trabalhadores e por isso seguiremos com as mobilizações", afirma o presidente Weller Gonçalves.

E completa:“O poder público não pode dar as costas para o drama dos trabalhadores. O governador tem o dever de se posicionar contra os cortes e agir para que a Embraer devolva o emprego a cada um dos demitidos”.