Solidariedade Internacional
english

Setor aeronáutico14/11/2018 | 14:44

Depois de venda para Airbus, Bombardier anuncia 5 mil demissões

Cortes mostram que aquisição da empresa não garante emprego

A fabricante de aviões Bombardier vai vender duas de suas fábricas e demitirá 5 mil trabalhadores. A medida é anunciada menos de um ano depois da empresa ter vendido parte do seu programa de jatos CSeries para a europeia Airbus.

O fechamento de postos de trabalho é uma amostra do que pode vir a acontecer com a Embraer caso seja vendida para a Boeing. Cai por terra a teoria de que a venda de uma empresa menor para uma gigante traz alguma garantia de empregos.

Assim como aconteceu com a Bombardier, a Embraer está negociando a venda do setor comercial para a norte-americana Boeing. Desde que a operação veio a público, não faltaram discursos de apoio. O próprio presidente-executivo da fabricante brasileira, Paulo Cesar Souza e Silva, chegou a afirmar que a venda garantiria o futuro da Embraer.

O que se vê é o movimento contrário, em que unidades são vendidas e trabalhadores, demitidos. A venda de uma divisão da Bombardier e a possibilidade de venda da Embraer revelam um preocupante cenário na indústria aeroespacial, com a concentração de capital nas mãos das gigantes Boeing e Airbus. Para as menores (Embraer e Bombardier), sobrarão trabalhadores demitidos e fábricas fechadas.

Os sindicatos dos metalúrgicos de São José dos Campos, Araraquara e Botucatu reafirmam seu posicionamento contrário à entrega da Embraer. É evidente que a empresa e os trabalhadores brasileiros só têm a perder. O governo federal, seja o atual ou o futuro, tem de agir em defesa da Nação.

Também enviamos nossa solidariedade aos trabalhadores da Bombardier e defendemos que nenhum deles seja demitido.

Assinam:

Sindicato dos Metalúrgicos de Araraquara e Região

Sindicato dos Metalúrgicos de Botucatu e Região

Dito Bronca. Envie sua Bronca!

• International Solidarity
  • Convenções coletivas