Democracia

Metalúrgicos aprovam mudanças no estatuto do Sindicato

Votação foi feita virtual como forma de prevenção à covid-19 e preservação da saúde dos trabalhadores

| Atualizado em

Fachada do Sindicato
Fachada do Sindicato - Foto: Roosevelt Cássio

Os metalúrgicos aprovaram as mudanças propostas pela diretoria do Sindicato para adequar o estatuto da entidade ao novo Código Civil. A votação ocorreu de maneira virtual, nos dias 5, 6 e 7, e contou com a participação de 428 associados.

Foram 315 (73,6%) votos favoráveis e 66 (15,42%) contrários às propostas de mudança nas regras que estabelecem a atuação do Sindicato. Houve 47 (10,98%) abstenções. Com a decisão da assembleia, as alterações passam a valer automaticamente.  

Ao todo, foram três adequações incorporadas ao estatuto. São elas:

- O ingresso ou desligamento de sócio (art. 7º) ocorrerá por meio de formulário fornecido pelo Sindicato ou requerimento simples devidamente assinado. 
 - Qualquer penalidade (art. 11) ao associado que aja em desrespeito ao estatuto, com má conduta ou contra o patrimônio do Sindicato, só será aplicada após Assembleia Geral Extraordinária. A deliberação deverá observar o quórum de dois terços dos presentes com o voto concorde. 
- Em caso de dissolução do Sindicato (art. 63), o patrimônio da entidade será destinado à central sindical na qual estiver filiado no momento da dissolução. 

A votação foi feita virtual como forma de prevenção à covid-19 e preservação da saúde dos trabalhadores.

“A diretoria do Sindicato agradece a todos os sócios que participaram da votação. Mais uma vez os metalúrgicos exerceram seu poder de voto e ajudaram o Sindicato a se fortalecer. As adequações eram necessárias para atender a nova lei. Com transparência e democracia operária, seguiremos fortes na luta”, afirma o presidente do Sindicato, Weller Gonçalves.


Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, Jacareí, Caçapava, Santa Branca e Igaratá
Sede: Rua Maurício Diamante, 65, Jardim Matarazzo, São José dos Campos - SP
Telefone: (12) 3946-5333