Fake news

Facebook remove rede de mentiras ligadas ao clã Bolsonaro

Estratégia é usada sistematicamente para enganar eleitores

O Facebook derrubou nesta quarta-feira (8) uma rede de fake news e perfis falsos ligados ao presidente Jair Bolsonaro e seus filhos. As contas eram usadas para envio de spam, ampliar a presença de supostos apoiadores do governo na internet e atacar, principalmente, a oposição e a imprensa com conteúdos mentirosos.

A decisão de remover as contas foi anunciada pelo Facebook em uma conferência com jornalistas de diferentes países, incluindo Brasil. Foram identificadas 35 contas, 14 páginas, 1 grupo no Facebook e 38 contas no Instagram.

Um assessor especial da Presidência foi apontado pelas investigações do Facebook como um dos responsáveis por alguns dos perfis removidos. Ele despacha diariamente no 3º andar do Palácio do Planalto, em uma sala a poucos passos do gabinete de Bolsonaro.

Investigação

Em maio, o ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, apontou indícios de que um grupo de empresários atuava de maneira velada financiando a disseminação de fake news e conteúdo de ódio. Essa artimanha nas redes sociais vem sendo usada como ferramenta pelo clã Bolsonaro para enganar a população.

A CPI das Fake News vai investigar as contas, páginas e grupos ligados a funcionários dos gabinetes de Bolsonaro e aliados que foram derrubadas pela rede social. A ideia é incluir os possíveis crimes cometidos na denúncia que será enviada ao Ministério Público.

“É mais um escândalo desse governo, que sustenta com dinheiro público uma rede de mentiras na internet para enganar o povo. Mentiras que são usadas para tirar direitos do trabalhador, prejudicar os mais pobres e acabar com vidas, como estamos vendo na atuação do presidente diante da pandemia. Por isso, fora Bolsonaro e Mourão”, defendeu Weller Gonçalves, presidente do Sindicato.