Metalúrgicos em luta

Conselho de Representantes defende “Fora Bolsonaro e Mourão” para garantir saúde e emprego aos trabalhadores

Reunião contou com a presença de 72 trabalhadores de 26 fábricas da região


Conselho foi realizado de forma virtual
Conselho foi realizado de forma virtual

O Sindicato realizou, de forma virtual, a primeira reunião do Conselho de Representantes de 2020, neste sábado (20). Os 72 participantes concordaram que a única maneira de proteger o trabalhador brasileiro da pandemia e dos efeitos da crise econômica é colocando Jair Bolsonaro e Hamilton Mourão para fora da presidência.

A primeira tarefa para pôr fim à aventura genocida de Bolsonaro já está marcada para o dia 3 de julho. Ativistas, cipeiros e diretores sindicais aprovaram a participação do Sindicato em um dia nacional de protesto, junto com as centrais sindicais brasileiras, incluindo a CSP-Conlutas.

A mobilização deverá incluir atos virtuais e manifestações. O plano é organizar atividades nas portas das fábricas que estão produzindo, promover um tuitaço contra o governo e um panelaço nacional para mostrar toda indignação contra o governo Bolsonaro. 

Para o presidente do PSTU, Zé Maria, somente com uma mobilização em escala nacional será possível obter mudanças. Ao abrir a reunião, ele afirmou que Bolsonaro está enfraquecido e cabe aos trabalhadores se mobilizarem em defesa da saúde e do emprego.

“É preciso avançar na construção de um grande movimento da classe trabalhadora para colocar pra fora Bolsonaro e Mourão. Esse governo assumiu um posicionamento genocida frente à pandemia e não titubeia em mandar a população ao matadouro só para garantir o lucro dos patrões”, disse Zé Maria.

Intervenções
Em seguida, foi a vez dos ativistas da base sindical comentarem a atual conjuntura política do país. Valdir dos Santos, cipeiro na Eaton, questionou a facilidade do governo em liberar recursos para salvar os bancos e grandes empresários. Segundo ele, o mesmo não ocorre quando o assunto é suprir as carências do povo. 

“Antes da pandemia, o governo afirmava que não havia dinheiro para saúde e educação. Dizia-se que o país estava falido. Mas agora o governo sai distribuindo dinheiro para os grandes empresários. De onde saiu tanto dinheiro? É lamentável ver alguém tão desqualificado na presidência”, afirmou o ativista.

Em resposta aos trabalhadores, Zé Maria reafirmou a necessidade de se construir uma sociedade socialista. “Precisamos lutar por um país em que todos os recursos sejam destinados às necessidades dos trabalhadores”, concluiu. 

Reestatização da Embraer
A campanha do Sindicato pela reestatização da Embraer também foi tema do Conselho de Representantes. O diretor do Sindicato Herbert Claros explicou a importância da luta para tornar a Embraer uma empresa 100% pública novamente.

Para Herbert, a atual direção da fábrica usa a estratégia de desmonte da indústria brasileira, levando cada vez mais empregos para o exterior. Isso ocorre mesmo com dinheiro público recebido desde a privatização. Um exemplo é o empréstimo de R$ 1,5 bilhão aprovado esta semana pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Herbert explicou que o valor destinado aos acionistas da empresa poderia ser utilizado para a compra de 30 mil respiradores ou o financiamento de 75 mil UTIs. “Fica claro que a prioridade do governo não é a saúde do povo, mas sim os empresários da Embraer”, afirma Herbert. 

Luta nas fábricas
O Conselho de Representantes também destinou um tempo para que os trabalhadores expusessem os principais problemas e lutas travadas nas fábricas da região. As mobilizações por PLR e em defesa do emprego estiveram no centro do debate. Diversos ativistas denunciaram que as empresas estão se utilizando da pandemia para fugir das negociações.

O metalúrgico da MWL Éder Oliveira, o Batoré, que teve sua demissão anulada pela Justiça na sexta-feira (19), utilizou o espaço para agradecer a atuação do Departamento Jurídico do Sindicato. Perseguido pela direção da fábrica por sua atuação em prol dos trabalhadores, Batoré disse que a anulação de sua demissão é uma vitória de toda categoria. 

Liberdade a Sebastian Romero
Os trabalhadores também aprovaram a participação do Sindicato na campanha que pede a liberdade imediata do preso político argentino Sebastián Romero. O ativista foi perseguido pelo governo de Maurício Macri, por seu envolvimento nos protestos contra a reforma da Previdência no país. Ele foi preso no Uruguai, no início do mês.

Representatividade
Com a presença de trabalhadores de 26 fábricas da região, o Conselho de Representantes foi marcado pela grande representatividade. Com isso, o Sindicato garante que grande parte da base dos metalúrgicos seja ouvida. 

“Este encontro foi vitorioso. Tivemos a experiência de realizá-lo pela primeira vez de forma virtual e vimos que deu muito certo. A reunião é importante para armar nossa categoria para as lutas que virão, principalmente na conquista de PLR e contra a covid-19”, afirma o presidente do Sindicato, Weller Gonçalves.


Sindicato debate situação dos trabalhadores de montadoras no Brasil e Estados Unidos
Internacionalismo

Sindicato debate situação dos trabalhadores de montadoras no Brasil e Estados Unidos

Encontro aconteceu dois dias antes da Conferência Labor Notes

Família de trabalhador falecido denuncia descaso da Sonaca e do plano de saúde
VEJA O VÍDEO

Família de trabalhador falecido denuncia descaso da Sonaca e do plano de saúde

Sobrinha de Adilson Alves de Carvalho falou aos metalúrgicos em greve nesta quarta (17) e quinta-feira (18)

Metalúrgicos da Sonaca entram no terceiro dia de greve
SETOR AERONÁUTICO

Metalúrgicos da Sonaca entram no terceiro dia de greve

Sindicato orienta trabalhadores a ficar em casa até que a empresa negocie

Greve dos trabalhadores da Sonaca entra no segundo dia
Setor aeronáutico

Greve dos trabalhadores da Sonaca entra no segundo dia

Metalúrgicos reivindicam melhoras no plano de saúde

Metalúrgicos da Sonaca entram em greve contra mudança no plano de saúde
Setor aeronáutico

Metalúrgicos da Sonaca entram em greve contra mudança no plano de saúde

Paralisação é por tempo indeterminado

Metalúrgicos da Prolind aprovam estado de greve por PLR maior
Mobilização

Metalúrgicos da Prolind aprovam estado de greve por PLR maior

Proposta da empresa foi rejeitada em assembleias, na sexta (12)

Preço do arroz e feijão dispara no Vale do Paraíba
SEU BOLSO

Preço do arroz e feijão dispara no Vale do Paraíba

Sindicato organiza luta pela implementação do vale-alimentação nas fábricas

Sindicato apresenta vantagens de ser sócio aos trabalhadores da BoreAL
Sindicalização na empresa

Sindicato apresenta vantagens de ser sócio aos trabalhadores da BoreAL

Diretores da entidade estiveram na fábrica nesta quarta-feira (10)

Trabalhadores da Embraer têm valores a receber
Horário noturno

Trabalhadores da Embraer têm valores a receber

Cerca de 150 metalúrgicos foram adicionados à lista de beneficiados; veja a lista

Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, Jacareí, Caçapava, Santa Branca e Igaratá
Sede: Rua Maurício Diamante, 65, Jardim Matarazzo, São José dos Campos - SP
Telefone: (12) 3946-5333