Crise do coronavírusus

Caos para sacar auxílio emergencial retrata face de governo desumano

Mais de 30 milhões de pessoas necessitadas ainda não receberam o benefício

Trabalhadores enfrentam filas pelo benefício

Na atual crise do coronavírus, não faltam exemplos de ações irresponsáveis e até mesmo criminosas do governo Bolsonaro, como a de sabotar insistentemente o chamado isolamento social, única medida capaz de conter o alastramento da doença.

Mas a face mais desumana da gestão Bolsonaro em meio à pandemia está sendo retratada pela situação de milhões de brasileiros obrigados a enfrentar filas intermináveis – com aglomerações e risco de contaminação – e uma burocracia injustificável para tentar receber o auxílio emergencial.

O auxílio foi criado para combater os efeitos econômicos da pandemia da covid-19. O governo destina R$ 600 para pessoas de baixa renda e trabalhadores informais que perderam sua fonte de receita.

Apesar do valor ser claramente insuficiente para a população sobreviver, muitos brasileiros continuam sem recebê-lo. Apenas metade dos inscritos em algum cadastro do governo teve o pagamento autorizado e 13 milhões de informais terão que refazer seus cadastros. Um crime!

Mais de 30 milhões de pessoas necessitadas ainda não receberam o benefício, que, até agora, atendeu 50 milhões de pessoas. Mas, com o agravamento da crise, o número de brasileiros elegíveis a receber o socorro pode chegar a 112 milhões, mais da metade da população brasileira. Os dados são da Instituição Fiscal Independente (IFI) do Senado.

Presidente faz chacota
Em transmissão pela internet, na quinta (7), Bolsonaro fez chacota da situação de quem está penando em filas sem conseguir sacar os R$ 600. Segundo ele, trata-se de uma “minoria barulhenta”.

Essa situação reforça a nossa convicção de que, para protegermos nossas vidas, precisamos exigir fora Bolsonaro e Mourão.

“Defendemos que, neste momento de crise, o governo tire de quem já ganhou muito, como os bancos. É preciso parar de pagar a dívida para ampliar o alcance e o valor desse socorro financeiro aos brasileiros urgentemente”, afirmou o vice-presidente do Sindicato, Renato Almeida.