Crise do coronavírus

Mobilizações por licença remunerada continuam na região

Categoria segue na luta em defesa da saúde dos trabalhadores

Mobilização na Blue Tech
Mobilização na Blue Tech - Foto: Roosevelt Cássio

Metalúrgicos de mais cinco fábricas se mobilizaram, nesta quarta-feira (25), para exigir que as empresas adotem o sistema de licença remunerada para todos. A luta em defesa da saúde dos trabalhadores é de toda a categoria, como forma de prevenção ao coronavírus.

Hoje foi dia de mobilização na MWL e Blue Tech, em Caçapava, e Friulli e Delta, em São José dos Campos.  Em todas elas, a reivindicação é pela paralisação total das fábricas, exceto em serviços essenciais.

Na Magnaghi Friuli, os trabalhadores da produção pararam por mais de quatro horas, apesar da presença policial na porta da fábrica. Pressionada, a empresa decidiu liberar imediatamente aqueles que pertencem ao grupo de risco e colocar 50% da fábrica em férias coletivas a partir de segunda-feira (30), por 15 dias. Os outros 50% serão liberados em seguida.

A proposta da Friulli foi aprovada em assembleia, mas os trabalhadores continuam em estado de mobilização. Os companheiros também reivindicaram, em assembleia, estabilidade no emprego para todos.

“Mexeu com um, mexeu com todos! Esta é nossa bandeira. O desprezo do governo e dos patrões pela vida dos trabalhadores fica a cada dia mais evidente. Por isso, é de extrema importância nossa luta”, afirma o diretor do Sindicato José Dantas Sobrinho.

Na Blue Tech, fornecedora da LG, houve paralisação de uma hora. Na Delta, os trabalhadores decidiram em assembleia que se não houver licença remunerada, vai ter greve.

Para os metalúrgicos da MWL, a licença remunerada será por 31 dias, a partir de quinta-feira (26).

Os trabalhadores da Armco, que realizaram uma greve de 24h na terça-feira, seguem mobilizados. Após a paralisação, a empresa anunciou que deve liberar os funcionários na semana que vem.

Chantagem
Em algumas empresas, tem patrão querendo chantagear os trabalhadores para que desistam de lutar.

“Esta é uma atitude criminosa e que não será aceita na categoria. Nossa luta em defesa da vida vai seguir com toda força, queiram os patrões ou não”, afirma o diretor do Sindicato Nilson Ferreira Leite.

Há 11 meses sem salário, trabalhadores ocupam Avibras
Luta

Há 11 meses sem salário, trabalhadores ocupam Avibras

Decisão foi tomada após assembleia, nesta quinta-feira (14)