Contra o desmonte do INSS

Nesta sexta, participe da manifestação pelo Dia Nacional do Aposentado

Ato ocorre em frente à sede da Previdência, às 10 horas da manhã.

| Atualizado em

Aposentado protesta em defesa da Previdência

O Dia Nacional do Aposentado, celebrado no dia 24 de janeiro (sexta-feira), terá manifestação em São José dos Campos, em frente à sede da Previdência, às 10 horas da manhã. Aposentados, pensionistas e trabalhadores da ativa vão protestar contra os ataques do governo Bolsonaro e o desmonte do INSS.

O ato, que contará com a participação de sindicatos e movimentos sociais, está sendo organizado pela Admap (Associação Democrática dos Aposentados e Pensionistas).

A sede do órgão fica na avenida Dr. João Guilhermino, 84, Centro.

Na data em que é homenageado, o aposentado não tem o que comemorar. Nos últimos anos, a categoria tem sido castigada com a perda no poder de compra em seus benefícios e o sucateamento do Sistema Único de Saúde (SUS), que é fundamental para toda a população, mas, principalmente, para os idosos.

A reforma da Previdência aprovada pelo governo no ano passado, além de deixar o direito à aposentadoria algo quase inatingível para uma ampla parcela dos trabalhadores, atacou as viúvas (e viúvos), que passaram a sofrer um corte de até 40% em suas pensões.

Desmonte do INSS
Além disso, está em curso um processo, que já vem de governos anteriores, de desmonte da Previdência. Agora, sob a gestão Bolsonaro, há uma intensificação desse movimento, que, em última análise, busca preparar o terreno para a privatização do sistema (algo já proposto pela reforma da Previdência, mas que acabou não se mantendo na tramitação do texto no Congresso Nacional).

O desmonte fica evidente quando observamos o atual caos no atendimento do INSS, que está com mais de três milhões de pedidos de aposentadoria e outros benefícios parados. A análise para concessão do Benefício de Prestação Continuada (BPC), por exemplo, está demorando mais de um ano. O BPC é dirigido a idosos pobres. Um completo descaso!

Ao invés de combater o problema com a contratação de novos servidores, que melhorariam o atendimento e agilizariam a análise de pedidos, o governo Bolsonaro está militarizando o órgão. O Palácio do Planalto anunciou a convocação de 7 mil militares da reserva para atuar no INSS, sem que eles tenham qualquer experiência na função. Concursos públicos para o instituto não são realizados desde 2014.

“No Dia Nacional do Aposentado, queremos mostrar a nossa insatisfação com o descaso que vem atacando aposentados, pensionistas e idosos e a classe trabalhadora como um todo. É preciso se mobilizar contra esse estado de coisas. Convidamos toda a população a participar”, afirmou o presidente da Admap, Lauro da Silva.

Caravana a Aparecida
No dia 26 (domingo), a Admap organizará uma caravana para as atividades do Dia Nacional do Aposentado em Aparecida, onde haverá missa e um ato na Basílica Nacional. Quem tiver interesse em participar, deve se inscrever na Associação. A saída dos ônibus será às 6 horas da manhã.

As atividades em Aparecida são organizadas pela Cobap (Confederação Brasileira dos Aposentados, Pensionistas e Idosos) e Fapesp (Federação de Aposentados e Pensionistas do Estado de São Paulo).

Fonte: www.vozdoaposentado.org.br/

Acorda Peão vai mostrar os venenos do governo Bolsonaro
Neste sábado

Acorda Peão vai mostrar os venenos do governo Bolsonaro

Samba-enredo vai abordar o primeiro ano do atual governo, mostrando alguns ataques contra o povo e o meio ambiente

Campanha exige redução de salários dos políticos em São José
Abaixo-assinado

Campanha exige redução de salários dos políticos em São José

Coleta de assinaturas está sendo feita na Praça Afonso Pena, no Sindicato e em outros pontos da cidade

Sem corrigir tabela, governo faz trabalhador pagar mais Imposto de Renda
Mordida do Leão

Sem corrigir tabela, governo faz trabalhador pagar mais Imposto de Renda

Bolsonaro não cumpre promessa de campanha em relação ao Imposto de Renda

Câmara aprova reforma que ataca aposentadoria dos servidores de São José
Felicio contra o funcionalismo

Câmara aprova reforma que ataca aposentadoria dos servidores de São José

Valor dos benefícios será drasticamente reduzido em razão dos descontos

Bloco feminista Sô Fia da Vida desfila nesta sexta-feira em São José
Carnaval 2020

Bloco feminista Sô Fia da Vida desfila nesta sexta-feira em São José

Concentração será a partir das 18h, na Rua Francisco Paes

Metalúrgicos da Chery vão à luta por PLR maior
Participação nos Lucros

Metalúrgicos da Chery vão à luta por PLR maior

Campanha também está começando na Hitachi, Gerdau, Ball e TI

Bloco de servidores do Inpe desfila nesta quarta com críticas a Bolsonaro
Lá em Cuba, em Cuba lá

Bloco de servidores do Inpe desfila nesta quarta com críticas a Bolsonaro

A concentração será em frente ao Parque Vicentina Aranha, região central da cidade, a partir das 19h.

Mesmo após ataques do TST, petroleiros resistem e paralisação continua
Repressão

Mesmo após ataques do TST, petroleiros resistem e paralisação continua

O ministro Ives Gandra considerou a greve ilegal e determinou que fosse imediatamente suspensa