Saiu na imprensa

Atendentes de fast food contam lado sombrio da Black Friday

| Atualizado em

Anúncio de gigante do ramo de fast food
Anúncio de gigante do ramo de fast food - Foto: Divulgação

Primeiro, o Burger King oferece 6 sanduíches por 15 reais. O McDonald's contra-ataca com 2 lanches clássicos por 4,90 e 10 cheesebúrgueres a 20 reais. Como se trata de uma batalha, o BK melhora a oferta — agora, são 3 por 5. As redes sociais vibram com a "guerra dos fast foods" na black friday. É o dia de tirar a barriga da miséria.

Mas lanches não se fazem sozinhos. Por trás do balcão, há pessoas sobrecarregadas com a avalanche de pedidos. Ao longo da sexta sombria, os relatos vão surgindo. "Minha gerente já mandou vir com a barriga abastecida. Brecar [parar para descansar e comer], nem pensar", conta uma atendente de rede de fast food. Uma funcionária do Burger King comemora o 13º na conta. Mas ressalva: "Se estivermos vivos depois da black, a gente gasta".

"Somos submetidos a um estresse enorme", conta Tali Morais, que também se apresenta como ex-Mc Donalds. "Alguém não para de gritar 'agilidade, agilidade', os clientes não param de reclamar que o lanche vem de qualquer jeito. Eles querem algo rápido, outras 50 ou mais pessoas também." Bruna Rosa, que se identifica como funcionária BK, desabafa ("Essas promoções absurdas que colocam a gente em situações de extrema humilhação, desequilíbrio emocional, estresse excessivo, pressão psicológica") e brinca com a oferta da concorrência ("Quarterão a 1 real? Olha, gente, que delícia! Aproveitem bastante.").

Os relatos dos empregados no setor de fast food explicam como funciona a varinha de condão da black friday. O preço, afinal, é o valor que cobre a matéria-prima, despesas fixas (aluguel, água, luz), variáveis (impostos e comissões) — e óbvio, inclui algum lucro. Quando tem promoção, é preciso cortar em alguma linha de custo. Ou, o que dá no mesmo, fazer alguém trabalhar mais, talvez muito mais, para receber a mesma coisa. Para dizer de forma clara: o frenesi consumista só se torna possível pela exploração dos trabalhadores.

Os que realizam serviços braçais são os mais atingidos. Com o comércio on-line, boa parte desse trabalho fica escondido em galpões longe dos olhos do público. O exemplo da Amazon é emblemático: reportagem publicada pelo site Digilabour, entrevistando o pesquisador Alessandro Delfanti, professor de Cultura e Novas Mídias da Universidade de Toronto, no Canadá, mostra que, para dar conta do ritmo acelerado, a própria empresa incentivaria a rotatividade de pessoal e a demissão após alguns meses de trabalho.

Não à toa, a gigante das vendas pela web é o alvo específico de protestos contra a Black Friday na França. Como noticia o Le Monde, o imenso centro de logística em Brétigny-sur-Orge amanheceu fechado por manifestantes ambientalistas. No Brasil, não há registro de protestos, mas as manifestações virtuais estão a poucos cliques. No grupo BK da Depressão, trabalhadores postam fotos de filas intermináveis, linhas quilométricas de hambúrgueres na grelha, panelões com bacon frito e reclamações de que o Mercado Pago "já deu pau". Impressiona um pedido para viagem: 180 Big Kings, 100 Whopper Jr. BBQ, 25 Chicken Sandwiches, 40 BK Cheddar Duplos. "Segura essa comanda, já sentava e chorava", diz um comentarista. "Imagem de sofrimento", concorda outro. "Vai trabalhar pra po…, eles nem aumentam o salário ou dão um bônus para quem se matou", resume um terceiro.

É de se perguntar quem precisa almoçar 10 cheeseburgueres ou deglutir três especiais de frango empanado e maionese. No dia mundial de comprar em excesso o que não se necessita, o consumo consciente passa longe. Ao menos um apelo viralizou. "Galera, por favor, em dias assim a carga de estresse e a pressão em cima dos funcionários é muito grande. Então, tenham empatia, sejam educados e compreensivos que pode haver uma demora fora do habitual por conta da grande demanda", diz o texto compartilhado mais de 50 mil vezes no Facebook. Evandro Nery, o autor, se identifica como ex-funcionário do Mc Donalds. E pede: "Tenham respeito ao ser humano que está lá batalhando para ter seu ganha-pão."

Fonte: Blog do jornalista Rodrigo Ratier (UOL)

Neste sábado tem Assembleia Geral para abrir a Campanha Salarial
Reunião virtual

Neste sábado tem Assembleia Geral para abrir a Campanha Salarial

Pra participar é preciso inscrever-se pelo WhatsApp até sexta-feira

Abertura do comércio por Felício fez disparar novos casos e mortes por covid-19
Pandemia

Abertura do comércio por Felício fez disparar novos casos e mortes por covid-19

4.064 pessoas já tiveram diagnóstico positivo para covid-19

Baixo valor do auxílio emergencial expõe famílias ao coronavírus
Crise do coronavírusus

Baixo valor do auxílio emergencial expõe famílias ao coronavírus

Com quantia irrisória de R$ 600, trabalhador precisou sair de casa para complementar a renda

Sindicato procura ex-trabalhadores da Embraer para recebimento de valores
Direitos

Sindicato procura ex-trabalhadores da Embraer para recebimento de valores

Alguns metalúrgicos ainda não foram localizados e, por isso, não receberam seus direitos

Toda solidariedade aos químicos da TI Brasil
Nota

Toda solidariedade aos químicos da TI Brasil

Fábrica deverá encerrar as atividades até dezembro de 2020

Protesto silencioso denuncia política genocida de Bolsonaro em crise do coronavírus
Em frente a hospital

Com cruzes nas mãos, recordando os quase 70 mil brasileiros mortos pela covid-19, trabalhadores de várias categorias...

Com mobilizações em fábricas, metalúrgicos exigem: Fora Bolsonaro e Mourão!
Jornada de Lutas

Com mobilizações em fábricas, metalúrgicos exigem: Fora Bolsonaro e Mourão!

Em todas as atividades, o Sindicato adotou protocolos de segurança contra a covid-19

Manifestações pelo Fora Bolsonaro terão atos em fábricas e Hospital Municipal
Jornada de Lutas

Manifestações pelo Fora Bolsonaro terão atos em fábricas e Hospital Municipal