Virou lei

Congresso promulga reforma da Previdência que ataca direito à aposentadoria

Entre outros ataques, reforma impõe idade mínima para aposentadoria de 65 anos para homens e 62 anos para mulheres

Rodrigo Maia e Davi Alcolumbre

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), e o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), promulgaram nesta terça-feira (12) a reforma da Previdência, medida proposta pelo governo Jair Bolsonaro que ataca violentamente a aposentadoria dos trabalhadores brasileiros.

Com a promulgação, as novas regras para a aposentadoria dos trabalhadores dos setores público e privado passam a valer a partir da publicação no Diário Oficial da União, nesta quarta (13).

Entre as principais medidas da reforma, está a imposição de uma idade mínima para aposentadoria de 65 anos para homens e 62 anos para mulheres. Antes disso, portanto, não será possível se aposentar.

A reforma prevê gatilhos, como o aumento dessa idade mínima no decorrer dos anos.

Também será exigido um mínimo de 15 anos de contribuição para mulheres e 20 anos para homens receberem o benefício. Nesses patamares mínimos, a aposentadoria será de apenas 60% da média das contribuições.

Para ter acesso ao valor integral, além de alcançar as respectivas idades mínimas, será preciso contribuir à Previdência por 40 anos, no caso dos trabalhadores, e 35 anos, no caso das trabalhadoras.

Mas, mesmo na remota hipótese de que um trabalhador consiga atingir os 65 anos de idade e 40 anos de trabalho com carteira assinada, a aposentadoria ainda será menor do que existia anteriormente. Isso porque o próprio cálculo do benefício, que antes desconsiderava 20% das menores contribuições, agora contabiliza todos os salários, o que, inevitavelmente, reduzirá o valor.

A reforma da Previdência também atacou o direito à pensão por morte, que sofrerá cortes de até 40%, no caso de viúva (ou viúvo) sem dependentes ou que tenham filhos com mais de 18 anos. A redução na pensão será ainda maior se o segurado falecido ainda não tiver se aposentado.

Para a Admap, a reforma da Previdência é um brutal ataque contra os brasileiros, que terão muita dificuldade em se aposentar de agora em diante.

"É uma reforma perversa, que penaliza sobretudo os mais pobres, ao contrário do discurso oficial que, descaradamente, dizia combater privilégios. Infelizmente, as grandes centrais não colocaram peso nas mobilizações contra a reforma e, agora, temos de amargar essa derrota", afirmou o presidente da Admap (Associação Democrática dos Aposentados e Pensionistas) do Vale do Paraíba, Lauro da Silva.

Segundo Lauro, é preciso ficarmos mobilizados, uma vez que as investidas do governo contra a Previdência e a Seguridade Social ainda não cessaram.

"Sabemos que é interesse do ministro da Economia, Paulo Guedes, implantar aqui o sistema de capitalização, que entrega o controle das aposentadorias aos bancos e que está causando uma verdadeira rebelião no Chile, por conta da situação de miséria da população idosa. Portanto, se não nos organizarmos aqui no Brasil, podemos sofrer ainda mais", alerta Lauro.

Fonte: www.vozdoaposentado.org.br

Golpe militar completa 60 anos; ditadura nunca mais!
Anos de chumbo

Golpe militar completa 60 anos; ditadura nunca mais!

É crucial denunciar os crimes cometidos e exigir a reparação

Metalúrgicos da Armco fazem greve contra corte do convênio médico
POR TEMPO INDETERMINADO

Metalúrgicos da Armco fazem greve contra corte do convênio médico

Paralisação segue até que o problema seja solucionado

Mulheres ganham quase 20% menos que homens no Brasil
Desigualdade salarial

Mulheres ganham quase 20% menos que homens no Brasil

Negras têm salários ainda menores que os das brancas

Após prisão de mandantes, cresce pressão pela completa resolução do caso Marielle
Rio de Janeiro

Processos precisam avançar até que todos os envolvidos sejam julgados e condenados

Fim de semana tem eventos de samba e rock promovidos pelo Sindicato
MÚSICA

Fim de semana tem eventos de samba e rock promovidos pelo Sindicato

Samba Democrático e Sindmetal Rock Fest são abertos ao público, em São José dos Campos

As prisões de Daniel Alves e Robinho: basta de cultura do estupro!
Violência sexual

As prisões de Daniel Alves e Robinho: basta de cultura do estupro!

Após STJ decidir por cumprimento de pena no Brasil, Robinho é preso. Já Alves tenta comprar liberdade após condenação

Metalúrgicos da Ericsson conquistam R$ 15 mil de PLR e abono
Vitória

Metalúrgicos da Ericsson conquistam R$ 15 mil de PLR e abono