Campanha Salarial 2017

Trabalhadores dos Correios entram em greve em todo país

Categoria luta por reajuste dos salários e manutenção de direitos

Os trabalhadores dos Correios de todo país entraram em greve, nesta quarta-feira (20). Eles estão em Campanha Salarial e reivindicam reajuste dos salários e manutenção de direitos. A paralisação também teve a adesão dos trabalhadores do Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e Litoral Norte.

A greve foi deflagrada em 20 estados e no Distrito Federal. Em São Paulo, além da nossa região, também cruzaram os braços trabalhadores de Campinas, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto e Santos. Na capital paulista, ainda não foi realizada a assembleia para votação da greve.

"Estamos tentando negociar com a direção dos Correios desde julho, mas os representantes da empresa permanecem intransigentes, querendo cortar benefícios e reduzir ainda mais o quadro de funcionários. Não vamos permitir nenhum direito a menos! Os trabalhadores estão unidos e dispostos a enfrentar uma grande e forte greve pela manutenção de direitos e reajustes também nos benefícios," disse Moisés Lima, presidente do Sintect-VP, filiado à CSP-Conlutas.

Segundo o Sindicato, há falta de funcionários nos Correios, o que leva à sobrecarga de trabalho. Mesmo assim, não há previsão de abertura de concurso para contratação. Ao contrário, em 2016 os Correios anunciaram um Programa de Demissão Incentivada (PDI), que ainda está em vigor.

Há planos de fechamento de diversas agências até o final deste ano, além de uma série de ataques aos direitos conquistados em acordos coletivos anteriores.

A categoria também luta contra a terceirização do convênio médico e contra os planos de cobrança de mensalidade.

"A luta dos companheiros dos Correios é também de toda classe trabalhadora, que hoje trava uma dura batalha em defesa dos direitos. O governo Temer está atacando todas as categorias de trabalhadores e, por isso, esta luta tem de ser de todos nós", afirma o diretor do Sindicato José Dantas Sobrinho.

Ato pela cassação do mandato do vereador Thomaz acontece nesta terça
Apologia à ditadura