Ajude a coletar assinaturas contra a fábrica de chumbo em Caçapava

Baixe o arquivo com o modelo do abaixo-assinado

O abaixo-assinado que exige a revogação da lei 5046/2011, que autorizou o funcionamento de fábricas de chumbo em Caçapava, já tem cerca de 5 mil assinaturas. A coleta segue com força nos bairros da cidade e a meta do Fórum das Entidades "Chumbo nunca mais" é ampliar ainda mais a campanha e a distribuição do abaixo-assinado na região.

O modelo do abaixo-assinado pode ser baixado AQUI. Imprima e ajude a coletar assinaturas. As folhas podem ser entregues na sede do Sindicato em São José ou nas subsedes em Caçapava, Jacareí e Chácaras Reunidas, ou ainda, com os dirigentes sindicais nas fábricas.

Quem preferir pode assinar a petição online no link: http://www.peticaopublica.com.br/?pi=P2011N12604.

Chumbo nunca mais!

O chumbo é uma substância altamente tóxica e poluidora, que prejudica o meio ambiente e a saúde. Pode afetar o cérebro, rins, sistemas digestivo e reprodutor dos trabalhadores e da população vizinha à fábrica que manipular a substância.

Na região, temos dois exemplos dos males do chumbo. A Tonolli, de Jacareí, foi lacrada pela Justiça, em 2001, em razão de seus graves crimes ambientais. A escória tóxica até hoje está no local e trabalhadores não receberam todos os direitos. A antiga Faé, em Caçapava, também tem histórico semelhante. Trabalhadores, pastos, rios e gado foram contaminados. Até hoje, há processo trabalhista contra a massa falida e a escória do chumbo permanece na fábrica.

A lei de zoneamento de Caçapava foi alterada pela Câmara e Prefeitura a pedido da Italspeed, sem qualquer discussão com os trabalhadores e a população. O projeto de lei foi aprovado pelos vereadores no dia 21 de junho e sancionada pelo prefeito no dia 29. Essa empresa é do mesmo dono da Tonolli, Giuseppe Trincanato.

Por tudo isso, a campanha contra o chumbo em Caçapava ganha cada vez mais adesão. O Fórum das Entidades "Chumbo nunca mais" já reúne o Sindicatos dos Metalúrgicos, CSP-Conlutas, PSTU, Sindicato dos Servidores Municipais, Vidreiros, Petroleiros, Químicos e a Regional da Apeoesp em Caçapava.

"Queremos a revogação desta lei da morte, aprovada pelos vereadores e sancionada pelo prefeito. Caçapava não quer a volta do desastre ambiental que foi a Faé", afirma o diretor do Sindicato, Edmir da Silva.

"Os vereadores e prefeito, afinados com a Italspeed, argumentam que hoje há 78 pessoas trabalhando na empresa e com a introdução do chumbo, pode-se chegar a 100 empregos. Mas eles se esqueceram dos trabalhadores quando 140 foram demitidos no final do ano passado. Agora, por causa de 22 empregos querem permitir uma fábrica da morte, que vai prejudicar esses trabalhadores e toda a região", denunciou Edmir.

Reunião em Nova Caçapava nesta sexta

A Campanha "Chumbo nunca mais" realiza uma reunião nesta sexta-feira, dia 29, nos bairros Nova Caçapava e Vitória Valle, que ficam nas redondezas da Italspeed. A reunião acontece a partir das 19h, na Rua João Pantaleão, ao lado da Escola Municipal Maria Eugênia.

Um grande ato público será realizado no dia 16 de agosto, na Praça da Bandeira. Um manifesto assinado por todas as entidades também será distribuído aos trabalhadores e à população.

Baixe o arquivo do abaixo-assinado no link abaixo (Arquivos para Download), imprima e ajude na coleta de assinaturas.