Nas redes sociais

Campanha pela reestatização da Embraer será lançada nesta quarta-feira em ato virtual

Embraer deve pertencer aos brasileiros

O Sindicato dará início a uma campanha nacional pela reestatização da Embraer nesta quarta-feira (27). Metalúrgicos, trabalhadores de outras categorias e população em geral estão convidados para acompanhar o ato virtual de lançamento, a partir das 18h.

A transmissão ao vivo ocorre nas redes sociais da entidade e contará com a participação de dirigentes sindicais e políticos de diferentes partidos. Em comum, eles compartilham a ideia de que a fabricante de aeronaves precisa retornar ao controle dos brasileiros.

Entre os políticos que participarão estão os ex-candidatos à Presidência da República Ciro Gomes (PDT) e Vera Lúcia (PSTU), os deputados federais Orlando Silva (PCdoB) e Sâmia Bomfim (PSOL) e o senador Paulo Paim (PT).

Representando as entidades sindicais estarão o presidente da CUT, Sérgio Nobre, o presidente da Força Sindical, Miguel Torres, e o membro da Executiva Nacional da CSP-Conlutas Luiz Carlos Prates. Também participará o dirigente nacional do MST João Pedro Stédile.

Manifesto
Com a campanha “Uma Embraer para os brasileiros. Reestatização, já!”, o Sindicato pretende levar a discussão para todos os setores da sociedade, especialmente ao Congresso Nacional. Para que a Embraer volte a ser pública, é preciso aprovação parlamentar.

Neste sentido, foi elaborado um manifesto com as principais razões pelas quais a Embraer deve ser novamente estatizada. Entidades de todo o país assinam o documento (confira aqui)

Também está prevista a produção de vários materiais para ampliar o alcance das informações sobre a necessidade de reestatização.

"Retomar a Embraer como uma empresa estatal é essencial para a preservação de parte da soberania nacional e dos empregos. A defesa da reestatização sob controle dos trabalhadores é dever dos brasileiros ", afirma o diretor do Sindicato Herbert Claros.