Coronavírus

Embraer e Sindicato encerram negociações e proposta será levada para votação

O Sindicato vai apresentar a proposta para os trabalhadores por meio de transmissão ao vivo no Facebook e Youtube, nesta quarta-feira (8), às 11h.

Videoconferência entre o Sindicato e a Embraer

Terminaram, nesta terça-feira (7), as negociações entre o Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e a Embraer sobre as condições dos trabalhadores da fábrica, neste momento de coronavírus.

A negociação refere-se ao regime a ser aplicado após as férias coletivas, que terminam nesta quinta-feira (9). O resultado será submetido aos trabalhadores, que irão decidir em votação ainda esta semana.

Na última rodada de negociação, a Embraer manteve a proposta, sendo:

Para trabalhadores que terão os contratos de trabalho suspensos:

- salário de até R$ 3.000: receberá 82,5% do salário líquido;

- salário entre R$ 3.001 até R$ 5.000: receberá 75% do salário líquido;

- salário entre R$ 5000,01 e R$ 12.000: receberá 67,5% do salário líquido;

- salário acima de R$ 12.000,01: 63,75% do salário líquido.

Nesses valores acima, estão incluídos o benefício emergencial pago pelo governo federal (R$ 1.269) mais a complementação feita pela Embraer. Os contratos ficarão suspensos por 60 dias.

Haverá garantia de emprego durante o período de suspensão de contratos e por mais 60 dias (se for prorrogada a Medida Provisória 936).  Ao final desse período, caso haja necessidade por parte da empresa, a Embraer adotará o regime de layoff.

Para os trabalhadores que estarão em regime de home office:

- redução salarial de 25% (além de desconto de INSS, Imposto de Renda e previdência privada) + R$ 453 do governo federal.

- jornada de trabalho semanal de 32h15 (mais minutos de compensação por dias pontes).

- a redução da jornada e salário deve durar até 90 dias, podendo ser cancelada a qualquer momento.

Proposta do Sindicato
O Sindicato considera ruim a proposta apresentada pela Embraer e bastante prejudicial aos trabalhadores. A empresa manteve-se intransigente ao insistir na redução drástica dos salários e não aceitou qualquer solução para amenizar o impacto para os trabalhadores.

Na mesa de negociação, o Sindicato reivindicou e a empresa aceitou:

- criação de uma nova faixa com a redução do desconto dos salários para os trabalhadores que recebem até R$ 3.000. A princípio, a empresa pagaria 75% do salário. Após a negociação, passou para 82,5%

- renovação de todos os direitos previstos na Convenção Coletiva da categoria até 31 de agosto de 2020.

- Para trabalhadores lesionados, aposentados e com CNPJ que porventura tenham problemas em relação ao recebimento do benefício do governo, a empresa irá garantir a complementação.

- suspensão da cobrança dos empréstimos consignados da Cooperativa da Embraer e EmbraerPrev enquanto os salários não forem normalizados.

A Embraer não aceitou as seguintes reivindicações feitas pelo Sindicato:

- estabilidade no emprego por um ano;

- licença remunerada ou, no limite, suspensão de contratos de trabalho com 100% do salário;

- renovação da Convenção Coletiva de Trabalho por dois anos.

Decisão caberá aos trabalhadores

O Sindicato está organizando uma assembleia online para votação. A decisão de aprovar ou não a proposta ficará nas mãos dos trabalhadores. As orientações serão enviadas nesta quarta-feira pelo Sindicato.

Medida Provisória
A MP 936 é insuficiente. O governo federal tem total condição de exigir que as empresas garantam o salário integral de todos os trabalhadores. É preciso parar de pagar a dívida pública, que consome mais de um trilhão de reais do Orçamento da União, e de fato investir em saúde pública.

“O governo tem se mostrado irresponsável em relação aos trabalhadores, com medidas que reduzem salários, direitos e não garantem empregos. Por outro lado, oferece ajudas bilionárias a bancos e grandes empresas, como a Embraer. O país vem acompanhando a entrega da Embraer para a Boeing e, mesmo assim, a empresa continua recebendo dinheiro público. Reafirmamos aqui nossa defesa de reestatização da Embraer sob controle dos trabalhadores”, afirma o diretor do Sindicato Herbert Claros.

Golpe militar completa 60 anos; ditadura nunca mais!
Anos de chumbo

Golpe militar completa 60 anos; ditadura nunca mais!

É crucial denunciar os crimes cometidos e exigir a reparação

Metalúrgicos da Armco fazem greve contra corte do convênio médico
POR TEMPO INDETERMINADO

Metalúrgicos da Armco fazem greve contra corte do convênio médico

Paralisação segue até que o problema seja solucionado

Mulheres ganham quase 20% menos que homens no Brasil
Desigualdade salarial

Mulheres ganham quase 20% menos que homens no Brasil

Negras têm salários ainda menores que os das brancas

Após prisão de mandantes, cresce pressão pela completa resolução do caso Marielle
Rio de Janeiro

Processos precisam avançar até que todos os envolvidos sejam julgados e condenados

Fim de semana tem eventos de samba e rock promovidos pelo Sindicato
MÚSICA

Fim de semana tem eventos de samba e rock promovidos pelo Sindicato

Samba Democrático e Sindmetal Rock Fest são abertos ao público, em São José dos Campos

As prisões de Daniel Alves e Robinho: basta de cultura do estupro!
Violência sexual

As prisões de Daniel Alves e Robinho: basta de cultura do estupro!

Após STJ decidir por cumprimento de pena no Brasil, Robinho é preso. Já Alves tenta comprar liberdade após condenação

Metalúrgicos da Ericsson conquistam R$ 15 mil de PLR e abono
Vitória

Metalúrgicos da Ericsson conquistam R$ 15 mil de PLR e abono