Mobilização

Sindicato decreta Greve Geral na categoria como prevenção ao novo coronavírus

Metalúrgicos começaram o dia com paralisações nas fábricas

| Atualizado em

Na Hitachi, a greve já começou

Como medida preventiva ao coronavírus, o Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos decretou Greve Geral da categoria a partir desta segunda-feira (23), pelo período de quarentena. O dia começou com mobilização nas fábricas de São José dos Campos, Jacareí e Igaratá.

Na manhã de hoje, os trabalhadores da Elgin e JC Hitachi já entraram em greve. Na Embraer e Latecoere, as fábricas liberaram os trabalhadores.

Na Avibras, depois de uma hora de paralisação, a empresa anunciou que vai colocar a maior parte dos funcionários em licença remunerada. Só permanecerão trabalhando aqueles que fazem atividades essenciais. Na quinta-feira, a Avibras havia colocado 500 em licença.

Também houve paralisação na Prolind. Os metalúrgicos pararam por duas horas e, com isso, a empresa anunciou férias coletivas para 70% da fábrica a partir de quarta-feira.

Onde as empresas ainda não concederem licença remunerada imediata para todos, o Sindicato voltará a pressionar amanhã.

Ao longo do dia, o Sindicato percorrerá diversas fábricas para organizar os trabalhadores e levar à paralisação das atividades.

Desde semana passada, o Sindicato vem reivindicando a adoção de licença em todas as fábricas da região para barrar a proliferação do coronavírus. Na General Motors, os metalúrgicos estarão liberados a partir desta terça-feira (24).

Estado de greve
O Sindicato publicou o edital de estado de greve no domingo (22). Entre as considerações, está, por exemplo, a necessidade de resguardo social, por meio de isolamento residencial de toda a população, conforme protocolo adotado por países com menor disseminação do novo coronavírus.

“Esta é uma greve em defesa da vida dos trabalhadores. Ficar dentro da fábrica representa um risco para todos. É um assunto de extrema gravidade e tem de ser tratado com toda responsabilidade pelas empresas e pelo governo. Continuaremos nas fábricas durante a semana para garantir a paralisação de toda a categoria”, afirma o presidente do Sindicato, Weller Gonçalves.

Em assembleia online, metalúrgicos da GM iniciam nesta quarta-feira votação sobre suspensão de contratos
Democracia operária

Resultado também será divulgado pelo site do Sindicato

Embraer e Sindicato encerram negociações e proposta será levada para votação