Em defesa dos empregos

Com centenas de demissões na Embraer e crise da Boeing, sindicatos pedem que Bolsonaro vete venda

Em dezembro, cerca de 300 trabalhadores já foram demitidos

Matriz da Embraer, em São José dos Campos
Matriz da Embraer, em São José dos Campos - Foto: Roosevelt Cássio

A crise que atinge a Boeing e as demissões que estão ocorrendo na Embraer levaram os sindicatos dos metalúrgicos de São José dos Campos e Araraquara a cobrarem do presidente Jair Bolsonaro o veto à venda da Embraer para a companhia norte-americana. Uma carta foi enviada nessa terça-feira (17), ao Palácio do Planalto.

A suspensão da produção dos aviões 737 Max foi anunciada na segunda-feira (16) pela Boeing, nos Estados Unidos. A medida colocou em alerta os sindicatos dos metalúrgicos, que temem pelos trabalhadores da Embraer no Brasil.

Nesta quarta-feira (18), a Embraer demitiu 50 funcionários da aviação executiva. Somente em dezembro, já foram cortados cerca de 300 trabalhadores na fábrica de São José dos Campos. A partir de segunda-feira (23), todos entram em férias coletivas para que se inicie o processo de transição para a Boeing.

A Embraer possui cerca de 16 mil funcionários. A maior fábrica fica em São José dos Campos e  conta com 12 mil trabalhadores, mas este número pode cair para 3.500 caso a venda se concretize.

Veto é a saída
Os sindicatos querem que Bolsonaro considere o veto como forma de impedir a quebra da mais importante indústria aeronáutica do país, que está prestes a passar para as mãos da Boeing justamente num momento de grave crise.

Em resposta à carta, o Gabinete Pessoal da Presidência da República informou que o assunto foi encaminhado ao Ministério da Defesa e à Secretaria de Governo.

Também foram enviadas cartas aos presidentes da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, e do Senado, Davi Alcolumbre, para que intercedam junto a Bolsonaro e recomendem o veto à venda da Embraer.

Em janeiro o presidente da República autorizou a transação comercial, abrindo mão da maior exportadora de produtos manufaturados de alta tecnologia do Hemisfério Sul.

“É sabido que o tipo de produto e tecnologia gerado nas fábricas da Embraer necessita de constantes investimentos. Se com tal crise a direção da Boeing já sinaliza que não investirá na planta do Brasil, o que restará em um futuro muito próximo serão fábricas de peças e componentes de aviões. Acaba-se, assim, com a indústria brasileira que hoje domina todas as etapas da produção de aeronaves”, concluem os dirigentes sindicais na carta enviada a Bolsonaro, Maia e Alcolumbre.