Ataque aos direitos

Dia 5, vamos todos protestar contra a MP 905

Haverá assembleias e paralisações nas fábricas e um ato na Praça Afonso Pena

Plano é acabar com direitos trabalhistas

O Dia Nacional de Mobilizações contra os ataques do governo Bolsonaro aos direitos dos trabalhadores será nesta quinta-feira (5). Haverá protestos em diversos estados para exigir a derrubada da Medida Provisória 905.

As mobilizações estão sendo convocadas pela CSP-Conlutas. Em nossa região, o Sindicato irá realizar assembleias e paralisações nas fábricas.  Além disso, um ato vai acontecer na Praça Afonso Pena, a partir das 9h, reunindo diversas categorias de trabalhadores.

Em São Paulo, a manifestação será na avenida Paulista, a partir das 17h. Uma caravana sairá de São José dos Campos, às 14h30. Quem tiver interesse em participar pode se inscrever pelo telefone 3946-5311.

Retirada de direitos
O principal alvo dos protestos é a MP 905, editada recentemente, que aprofunda a precarização e destrói direitos trabalhistas, criando uma categoria de subemprego.

É preciso deixar claro a insatisfação dos trabalhadores com a medida que, entre outros pontos, reduz o adicional de periculosidade, libera o trabalho aos domingos sem hora extra, acaba com o benefício de acidente de trajeto, taxa o seguro-desemprego e cria o Contrato Verde e Amarelo, que aprofunda a precarização de direitos para jovens de 18 a 29 anos, no primeiro emprego.

A MP tem o objetivo único de facilitar a vida dos patrões e penalizar ainda mais a vida do trabalhador, estimulando demissões e incentivando a criação de vagas de emprego de péssima qualidade.

A MP já está valendo, mas para virar lei precisará ser aprovada pelo Congresso Nacional.

“Por tudo isso, é hora de sair às ruas para barrar essa MP é agora! É preciso mostrar a insatisfação da classe trabalhadora e pressionar os deputados a barrar essa MP que tanto penaliza os trabalhadores mais pobres. Contamos com a participação de todos. Só a luta pode impedir esse absurdo”, disse o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região, Weller Gonçalves.