Assembleia Geral aprova reajuste e faz chamado para Dia de Mobilizações

Agora é ir à luta contra a MP 905, criada por Bolsonaro para acabar com direitos trabalhistas

| Atualizado em

Metalúrgicos votam em Assembleia Geral
Metalúrgicos votam em Assembleia Geral - Foto: Roosevelt Cássio

Na última Assembleia Geral da Campanha Salarial 2019, realizada neste sábado (30), os metalúrgicos aprovaram as propostas de reajuste salarial apresentadas pela Assecre (Associação dos Empresários do Chácaras Reunidas) e pelo grupo patronal do setor de materiais não ferrosos (Siamfesp).

Nos dois grupos, os metalúrgicos conseguiram a renovação da Convenção Coletiva para garantia de todos os direitos. Nas fábricas representadas pela Assecre, o reajuste salarial será de 3,5% para 1.400 trabalhadores. Nas representadas pelo Siamfesp, será de 3,28% para cerca de 300 companheiros.

Com isso, já são 20 mil metalúrgicos com acordos e Convenções Coletivas assinadas. Aqueles que não fecharam acordo ainda têm muita luta pela frente, especialmente no setor aeronáutico e Eaton.

Nesta Campanha Salarial, o Sindicato celebrou oito Convenções Coletivas, além dos acordos aprovados na Assecre – o que representa uma grande vitória para a categoria.

“Passamos por um período de ataques pesados vindos do governo e do Congresso Nacional, e mesmo assim conseguimos defender nossos direitos. Ao contrário do que aconteceu na base de outras centrais sindicais, tivemos um ano de importantes mobilizações e foi isso que garantiu nossas conquistas”, disse o presidente do Sindicato, Weller Gonçalves.

Chamado para o Dia de Mobilizações
Além da Assembleia Geral, também aconteceu a reunião do Conselho de Representantes da categoria. O ponto central das discussões foi um chamado para o Dia Nacional de Mobilizações, nesta quinta-feira (5), contra a Medida Provisória 905/19.

O sociólogo Israel Luz, do Ilaese (Instituto Latino-Americano de Estudos Socioeconômicos), apresentou dados da MP que acaba com direitos dos trabalhadores.

Fazem parte dessa medida, por exemplo, a redução do adicional de periculosidade, liberação do trabalho aos domingos sem hora extra, fim do benefício de acidente de trajeto, menos fiscalização nas empresas, taxação do seguro-desemprego e tantos outros ataques.

“A MP amplia a reforma trabalhista, concretiza os ataques da reforma da Previdência, estimula demissões e incentiva condições de trabalho de péssima qualidade”, avalia Israel.

Assembleias e atos
Entre os dirigentes que se manifestaram no Conselho de Representantes, todos concordaram que a hora de barrar a MP é agora, por meio da luta dos trabalhadores.

O membro da Executiva Nacional da CSP-Conlutas Luiz Carlos Prates, o Mancha, ressaltou as recentes mobilizações em outros países da América Latina, como Chile, Colômbia e Equador, como exemplos a serem seguidos no Brasil.

“Estamos vivendo uma situação dramática. Temos de mostrar toda nossa indignação diante desses crimes que o governo está cometendo contra a classe trabalhadora. Dia 5 será um importante dia de luta”, disse.

Na quinta-feira, haverá assembleias nas fábricas e um ato na Praça Afonso Pena, às 9h. O Sindicato também vai disponibilizar ônibus para São Paulo, onde haverá um ato na Av. Paulista. Os interessados devem se inscrever pelo telefone 3946-5311.

General Motors anuncia abertura de vagas em São José dos Campos
Contratações

General Motors anuncia abertura de vagas em São José dos Campos

Montadora também vai passar por período de férias coletivas em fevereiro

Denúncias de trabalho escravo aumentam no interior paulista
Combate à Escravidão

Denúncias de trabalho escravo aumentam no interior paulista

São Paulo ocupa o quarto lugar na lista dos estados onde há mais resgaste de trabalhadores em situação de escravidão

Novos contratados ganham salários cada vez menores, afirma órgão do governo
Precarização

Novos contratados ganham salários cada vez menores, afirma órgão do governo

A diferença de salários entre demitidos e admitidos com carteira assinada aumentou nos últimos meses de 2019

Protesto exige respeito a aposentados e fim do desmonte da Previdência
DIA NACIONAL DO APOSENTADO

Protesto exige respeito a aposentados e fim do desmonte da Previdência

Sindicatos de mais de 20 categorias participaram da mobilização, que reuniu cerca de 100 pessoas

Caos no INSS obriga trabalhadores a procurar Justiça por benefício
Desmonte da Previdência

Caos no INSS obriga trabalhadores a procurar Justiça por benefício

Processos sobre aposentadoria por tempo de contribuição estão no topo da lista

Câmara tem protesto nesta quinta contra reforma da Previdência de Felício
Ataque aos servidores

Câmara tem protesto nesta quinta contra reforma da Previdência de Felício

O projeto da reforma foi enviado à Câmara, no ano passado, durante as férias dos servidores, em regime de urgência.

Nesta sexta, participe da manifestação pelo Dia Nacional do Aposentado
Contra o desmonte do INSS

Nesta sexta, participe da manifestação pelo Dia Nacional do Aposentado

Ato ocorre em frente à sede da Previdência, às 10 horas da manhã.

Ex-Embraer, Yaborã anuncia licença remunerada
Transição

Ex-Embraer, Yaborã anuncia licença remunerada

Trabalhadores só retornam para a fábrica na segunda-feira

Política de Bolsonaro aprofunda desigualdade, afirma Oxfam
Alerta

Política de Bolsonaro aprofunda desigualdade, afirma Oxfam

O alerta foi feito, nesta segunda-feira (20), em estudo sobre a concentração de renda no mundo.

Sede: Rua Coronel Moraes, 143, Jardim Matarazzo, São José dos Campos - SP
Telefone: (12) 3946-5333