Lutas - Basta de mortes e acidentes - Embraer - Redução da jornada

É urgente a redução da jornada de trabalho
sem redução de salários na Embraer

Diante da situação atual da Embraer, os trabalhadores têm uma reivindicação urgente: a redução da jornada semanal de trabalho para 40 horas, sem redução salarial e sem banco de horas.

A Embraer pratica atualmente 43 horas semanais. Trata-se de uma das maiores jornadas de trabalho de empresas da região e a maior entre as companhias do setor de aviação do mundo.

É uma jornada muito extenuante, que se torna ainda mais rigorosa graças à série de programas implementados pela Embraer, como Lean e Kaizen, que aumentam a exploração sobre os trabalhadores. A recente morte do companheiro Vinícius é um trágico exemplo das consequências dessa superexploração, mas o número de acidentes e doenças do trabalho também são alarmantes na empresa.

O Sindicato dos Metalúrgicos tem feito uma forte mobilização pela redução da jornada na empresa. A direção da entidade já se reuniu com o ministro do Trabalho, com o presidente do BNDES (banco público que financia a Embraer) e a própria direção da empresa para reivindicar tal medida.

Por que reduzir a jornada?

- Para reduzir a exposição dos trabalhadores à epidemia de doenças profissionais e acidentes;

- Para propiciar aos operários mais momentos de descanso, essenciais para sua saúde;

- Para dar ao trabalhador mais tempo com sua família, estudos, lazer e cultura;

- Para criar novos empregos; com a redução da jornada, novos trabalhadores precisarão ser contratados.

Dito Bronca. Envie sua Bronca!

• Visite a página do Dieese
  • Convenções coletivas
  • Confira os convênios fechados pelo Sindicato
  • Baixe a ficha para solicitar a devolução do Imposto Sindical
  • International Solidarity

Sede: Rua Maurício Diamante, 65, Centro, São José dos Campos - SP | Telefone: (12) 3946.5333 | Fax: (12) 3922.4775.
© 2017 Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região - Todos os direitos reservados | Desenvolvimento Web: ClickNow®