Lutas - Basta de mortes e acidentes - Embraer - Moção - Texto

Moção de repúdio à direção da Embraer

Companheiros e companheiras,

Pedimos que as entidades assinem a moção de repúdio à direção da Embraer que, por negligência, causou a morte de um trabalhador, no último dia 1º de setembro. Vinícius Machado Mendes morreu prensado entre dois portões do hangar do F220.

O mais triste é pensar que foi o processo de precarização do trabalho, que começou há quatro anos, com a implantação do Lean e Kaizen, que culminou nessa morte.

Afinal, até bem pouco tempo atrás, havia um trabalhador na empresa especificamente para o acionamento desta porta. No entanto, graças à política de redução de custos da empresa, que apostou tudo em programas que pregam o “trabalhar mais, por menos” esse posto de trabalho foi extinto. Ou seja, foi a ganância da Embraer levou a vida deste trabalhador.

O processo de precarização do trabalho na Embraer não é recente e vem avançando, gradualmente, desde a demissão de 4.271 trabalhadores, em fevereiro de 2009. Postos de trabalho que foram fechados sob a alegação da crise e que nunca mais foram repostos, embora a produção da empresa tenha continuado em crescente elevação, com recordes de produção quebrados, ano após ano.

Uma matemática cruel. Afinal, como pode uma empresa demitir mais de 4.000 trabalhadores e continuar produzindo num ritmo igual ou maior? A resposta é fácil: aumentando a exploração a níveis que extrapolam os limites da força humana. O resultado disso não poderia ser outro: mais doenças do trabalho, mais acidentes, e morte.

Por tudo isso, vimos por meio desta carta fazer um apelo às entidades: que se juntem a nós para exigir que a Embraer reduza sua jornada de trabalho imediatamente.

Para isso, basta preencher o modelo de moção de repúdio abaixo.

A mobilização e apoio de todos é muito importante, para garantir que esse crime não fique impune.

A moção de repúdio deve ser enviada para os seguintes endereços:

Presidente da Embraer Frederico Curado: fred@embraer.com.br
Relações Trabalhistas da Embraer: relacoes.trabalhistas@embraer.com.br
DRT (Delegacia Regional do Trabalho):
drtsp@mte.gov.br, jose.r.melo@mte.gov.br
 Ministério Público:
oficiosjcampos@trt15.gov.br

Com cópia para Sindicato dos Metalúrgicos: secretaria@sindmetalsjc.org.br

Segue abaixo modelo de moção:

Moção de Repúdio pela morte de um trabalhador dentro da milionária Embraer

Saúde e segurança no trabalho é um direito de todos os trabalhadores que deve ser garantido pelas empresas.

Por isso, o ______________________________________________, vem por meio desta expressar todo seu repúdio à morte do companheiro Vinícius Machado Mendes, no último dia 1º de setembro, vítima da sede de lucros e da negligência da Embraer com a saúde e segurança no trabalho.

Além disso, repudiamos a prática antissindical da empresa, que tenta a todo momento descaracterizar o trabalho da CIPA, se nega a reduzir a jornada de trabalho e insiste num processo de reestruturação produtiva que, a cada dia, enxuga cada vez mais os postos de trabalho com o objetivo de aumentar seus lucros às custas do aumento da exploração.

Por fim nos solidarizamos com a luta do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região para exigir que a Embraer reduza sua jornada de trabalho imediatamente.

Uma medida que não traz a vida do Vinícius de volta. Mas evita que novas mortes aconteçam, dá estabilidade de emprego a todos os trabalhadores da fábrica e cria novos postos de trabalho.

(nome da entidade)
Local e data

Dito Bronca. Envie sua Bronca!

• Visite a página do Dieese
  • Baixe a ficha para solicitar a devolução do Imposto Sindical
  • Convenções coletivas
  • International Solidarity
  • Confira os convênios fechados pelo Sindicato

Sede: Rua Maurício Diamante, 65, Centro, São José dos Campos - SP | Telefone: (12) 3946.5333 | Fax: (12) 3922.4775.
© 2017 Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região - Todos os direitos reservados | Desenvolvimento Web: ClickNow®