Mobilização

Metalúrgicos vão à luta e exigem abertura das negociações da PLR 2020

Fábricas seguem produzindo normalmente e devem pagar o benefício

| Atualizado em

Trabalhadoras da Sun Tech em assembleia
Trabalhadoras da Sun Tech em assembleia - Foto: Roosevelt Cássio

Os metalúrgicos vão elevar a temperatura da Campanha de PLR 2020 nos próximos dias. Nas assembleias nas portas das fábricas e nas mesas de negociação a estratégia é uma só: ir pra cima para garantir o pagamento do benefício.

Infelizmente, tem muito patrão usando a covid-19 para travar as negociações. No entanto, as fábricas seguem funcionando normalmente, inclusive colocando os funcionários em risco.

Esta é a situação enfrentada pelas companheiras da Sun Tech, na zona leste, que realizaram uma assembleia nesta terça-feira (30). Elas aprovaram a reivindicação de abertura imediata das negociações de PLR. A direção da fábrica está fazendo de tudo para emperrar o processo, mas as metalúrgicas já mostraram que não vão engolir essa história.

Na Prolind, os trabalhadores declararam estado de greve, após rejeitar a proposta da empresa em votação realizada no dia 25. Uma nova rodada de negociação também ocorreu nesta terça. 

A contraproposta do Sindicato, apoiada pelos trabalhadores, é de R$ 5.600 para todos, sem vinculação a metas. Será preciso muito espírito de luta para sair vitorioso. As negociações continuam na quarta (1º).

Em assembleia nesta terça-feira (30), os trabalhadores da Magnaghi exigiram abertura de negociação. Logo após a assembleia, a empresa se manifestou e disse que vai conversar com o Sindicato. 

Na Eaton, na zona sul, os metalúrgicos elegem a Comissão de PLR em assembleia no dia 17. O Sindicato apoia o candidato Valdir para o grupo que irá negociar com a fábrica. É fundamental eleger companheiros de luta, que não irão aceitar qualquer imposição patronal.

Já a MWL, em Caçapava, quer pagar um benefício baseado em metas inalcançáveis. Além disso, a proposta da empresa prevê quantias diferentes para cada setor, podendo chegar a um valor máximo de R$ 4.900. 

Propostas rebaixadas
Como de costume, com a Campanha de PLR também começa a choradeira. Na IKK e Retrovex, em Jacareí, a proposta é pagar apenas um terço do que foi firmado em 2019. A Panasonic, na zona sul, também se recusa a aumentar o valor do benefício. Mas os trabalhadores vão à luta por uma PLR maior e sem metas.

“Não tem desculpa para tanta enrolação, muito menos para não pagar a PLR. Apesar da pandemia, as empresas continuam produzindo e lucrando. Agora é hora do trabalhador ir pra cima e exigir a sua parte”, afirma o diretor do Sindicato Anderson Elias Xavier, o Costelinha

Confira o calendário de negociação:

Quarta-feira (1/7)
3C

Quinta-feira (2/7)
Avibras e Metinjo

Sexta-feira (3/7)
Chery

Dia 8/7
Blue Tech

Dia 15/7
Domex


Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, Jacareí, Caçapava, Santa Branca e Igaratá
Sede: Rua Maurício Diamante, 65, Jardim Matarazzo, São José dos Campos - SP
Telefone: (12) 3946-5333