Crise do coronavírus

Trabalhadores da MWL terão licença remunerada e estabilidade no emprego

Medida foi reivindicada pelo Sindicato para proteção à saúde dos trabalhadores

| Atualizado em

Assembleia na MWL
Assembleia na MWL - Foto: Roosevelt Cássio

Mais uma metalúrgica da região vai colocar os trabalhadores em licença remunerada, atendendo a reivindicação do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos. Desta vez serão os funcionários da MWL, em Caçapava, que ficarão em casa como forma de prevenção ao novo coronavírus.

O acordo, negociado entre Sindicato e empresa, foi aprovado em assembleia nesta sexta-feira (20). Conforme registrado em ata, “a proposta foi formulada com a finalidade de preservar postos de trabalho, ou seja, não acarretará em desligamentos após o término da suspensão dos contratos de trabalho” (layoff).

A fábrica vai colocar 100 trabalhadores em licença remunerada por 31 dias, a partir de segunda-feira (23). Depois desse período, será adotado o regime de layoff por três meses, podendo ser prorrogado por mais três, com garantia de estabilidade para todos. Durante o layoff, os salários são pagos na íntegra.

“Neste momento, é importante a solidariedade de toda a classe trabalhadora.Defendemos que tem de parar tudo, como forma de prevenção. Com este acordo, mostramos o quanto é absurda a proposta do governo, que libera a redução de salários em todo o pais durante a crise do coronavírus. Esse projeto do ministro Paulo Guedes não preserva empregos e reduz a renda das famílias, portanto tem que ser rejeitado”, afirma o presidente do Sindicato, Weller Gonçalves.

A MWL possui 230 trabalhadores e produz rodas e eixos para transporte ferroviário.

Outras fábricas
O Sindicato está reivindicando em todas as metalúrgicas da região a adoção de licença remunerada para barrar o contágio do coronavírus entre os trabalhadores. Por enquanto, já anunciaram licença, layoff ou férias coletivas a Haldex, Chery, General Motors, JC Hitachi e TI Automotive.

Sede: Rua Maurício Diamante, 65, Jardim Matarazzo, São José dos Campos - SP
Telefone: (12) 3946-5333