Mobilização

Após 20 dias, trabalhadores da Wirex Cable suspendem greve

Metalúrgicos voltaram ao trabalho depois que empresa se comprometeu a regularizar situação

Decisão foi tomada em assembleia
Decisão foi tomada em assembleia - Foto: Roosevelt Cássio

Os trabalhadores da Wirex Cable, em Santa Branca, aprovaram em assembleia, nesta terça-feira (19), a suspensão da greve iniciada no dia 30 de outubro. Mesmo com a volta ao trabalho, os metalúrgicos continuarão mobilizados para pressionar a empresa a cumprir sua proposta.

A Wirex se comprometeu a regularizar alguns débitos trabalhistas e garantir estabilidade no emprego por 60 dias. Entretanto, a empresa agiu de forma autoritária e chegou ao absurdo de enviar a proposta por WhatsApp aos trabalhadores, na segunda-feira (18), numa tentativa de passar por cima do Sindicato. Esta é uma prática antissindical que será questionada na Justiça.

Os metalúrgicos da Wirex permaneceram 20 dias em greve e reivindicam a assinatura de acordo coletivo, a regularização dos salários, FGTS e INSS e a volta da cesta básica, vale-alimentação e convênio médico.

Desrespeito
Desde o início da greve, a Wirex Cable demonstrou total desrespeito aos trabalhadores. No dia 7, nenhum representante da fábrica compareceu à reunião convocada pela Prefeitura de Santa Branca.

Como se não bastasse, a empresa faltou a uma reunião na Superintendência Regional do Trabalho.

“A volta ao trabalho não significa o fim da mobilização. O Sindicato e os trabalhadores irão cobrar o cumprimento da proposta apresentada pela Wirex e a assinatura do acordo coletivo. Se a empresa tentar fugir de suas responsabilidades, vai enfrentar uma nova greve”, afirma o diretor Nilson Ferreira Leite.